Blog

E-mail Marketing

Entenda a Taxa de Conversão no E-mail Marketing

22/12/2015

Quando o assunto é conversão através do Email Marketing, muitas pessoas ficam bem confusas. Pelo fato do Email Marketing e outras mídias no meio online serem conhecidos por ricos indicadores.

O que significa Conversão?

Conversão é todo tipo de interação que o cliente faz onde cumpre um determinado objetivo, como por exemplo, um preenchimento de formulário, compra, clique em um botão, entre outros. As conversões são definidas e mensuradas com uma frequência que faça sentido para fins de comparativos.

Como saber se as minhas conversões estão boas?

Não existe uma fórmula perfeita para identificar se as suas métricas estão indo bem ou não. A melhor maneira de analisar as conversões é analisando os resultados do mercado em geral, por exemplo:

 

  • setor em que sua marca atua;
  • as taxas de conversão que são adequadas quando comparadas com o investimento realizado; e
  • os preços e condições de pagamento oferecidas pelos concorrentes.

 

Muitas variáveis podem influenciar na taxa de conversão numa plataforma de vendas online.

Para entender mais como os seus clientes convertem ou deixam de converter, por exemplo: numa certa trajetória da compra, muito clientes saíram do site e desistiram de efetuar a compra. Nesse caso, aconselhamos fazer Teste A/B e identificar o que está fazendo que uma boa parcela de clientes desista da compra, consequentemente adaptando um melhor formato para gerar mais conversões.

Mesmo existindo uma certa dificuldade em chegar num consenso de qual é o número ideal para uma boa taxa de conversão através do Email Marketing, é possível perceber que quanto mais segmentados seus envios melhor. Por exemplo: você elabora uma campanha para recompra de um certo produto que tem um certo tempo de vida. Se enviar para os destinatários certos, que possuem esse produto e precisam repor, certamente a taxa de conversão será maior.

Para aumentar suas taxas de conversão através do email marketing, você precisa:

Por fim, mensurar e potencializar as taxas de conversões do seu email marketing é tão importante quanto as de outras mídias. Não esqueça que de uma para outra as taxas são diferentes e refletem a intimidade de seu negócio com seus clientes.?

Assine nossa newsletter