O E-mail Marketing como Ferramenta de Pós-Venda
02/10/2015
O email marketing é muito usado para a venda de produtos ou serviços. O que poucos sabem é que essa ferramenta é muito efetiva também no pós-venda. Porque, além de estimular o feedback do cliente, o email marketing pode colaborar para fideliza-lo através de várias alternativas, como por exemplo, a do desconto, com dicas de outros produtos que o cliente possa se interessar.
A seguir, algumas ideias interessantes:
Agradecer os clientes pela compra
É aquele pós venda, agradecendo pela a compra ou inscrição. Não basta apenas agradecer: o email deve conter várias informações importantes, como por exemplo, política de trocas, contatos e prazo de entrega
Convidar os clientes a curtirem as redes sociais
Convidar o cliente para curtir a página da empresa no Facebook, por exemplo, é pedir para que o relacionamento continue em um dos lugares onde ele passa boa tarde do tempo. Consequentemente, você precisa aliar suas estratégias de email com as de social media. Nesse caso, é interessante que os canais se integrem e as campanhas (Face, email, SEO, etc) sejam uma o complemento da outra.
Pesquisa de Satisfação
Medir a satisfação do seu cliente através de pesquisas indica preocupação com público e que a empresa esta apta a receber críticas e pronta para evoluir. Com as informações recebidas (o que o cliente achou do prazo de entrega, embalagem, atendimento, preço, entre outras informações), a marca consiguirá descobrir onde estão os seus erros e acertos.
Reative Clientes
Se faz tempo que uma certa parcela dos clientes não voltaram a comprar ou contratar os seus serviços, um email oferecendo formas de pagamentos e promoções personalizadas poderá reativar o contato.
Utilizar o email marketing para um pós-venda bem feito é uma ótima maneira de conseguir novas vendas e de manter contato com o cliente. Além de importante para atrair os clientes a comprarem novamente, essas ações mostram um cuidado e preocupação em manter o relacionamento e fazer com que sua marca seja sempre lembrada pelo consumidor.