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Como Otimizar E-mail Marketing para Dispositivos Móveis

15/10/2015

Com a crescente popularidade dos smartphones no Brasil e no mundo e com o fácil acesso à rede 3G, é difícil ver alguém que não esteja conectado à Internet via dispositivos móveis. A expectativa é que, até 2018, o número de pessoas que possuem celulares salte de 1 bilhão para 3.3 bilhões, segundo estudo da consultoria Morgan Stanley.

A consequência é que as pessoas estão cada vez mais conectadas em tempo integral, muitas vezes deixando o computador como segunda opção. Isso reflete no mundo dos negócios, segundo a pesquisa da Return Path, visto que cerca de 25% dos usuários preferem ler os emails pelo celular ou tablet. Consequentemente, emails marketing também. Além disso, os dispositivos móveis permitem uma espécie de narrativa, onde ele faz comentários de trajetória, avaliações de locais (restaurantes, estabelecimentos comerciais, entre outros), o que presencia na rua, tira fotos ou filma. Tudo enquanto segue sua trajetória e vivencia suas experiências.

Se você ainda não adaptou o seu material online para o mobile, é melhor providenciar o mais rápido possível. A seguir, algumas dicas importantes para implementar na sua campanha de email marketing já pensando nos celulares:

  • Evite criar uma campanha pesada: a tecnologia 3G no Brasil ainda é um pouco lenta. Caso o seu material tenha muitas imagens pesadas (ou excesso de imagens) ou vídeos demorados, o cliente pode perder a paciência, diminuindo a probabilidade de não ler sua mensagem até o final;
  • O email deve ter design responsivo, levando em conta que existem vários tipos e tamanhos de telas de celular. Dessa forma, ele vai se adaptar em todas as telas;
  • Evite textos extensos. Hoje em dia, é difícil prender a atenção do público por muito tempo. Use títulos chamativos, diretos e imagens no corpo do email;
  • Use fonte entre 14pt e 22pt. Fontes pequenas dificultam a leitura e fontes grandes demais estragam o layout;
  • Não esqueça do botão Call-to-Action visível e num lugar estratégico. Esse é o botão que leva o consumidor para a conversão. Pode ser "compre agora" ou "veja mais";
  • Se o objetivo é levar o cliente até outra página, verifique se o link está funcionando perfeitamente. Por incrível que pareça, ainda tem muito email chegando com seus links quebrados!

Tenha em mente que uma parte do seu mailing irá abrir o email no celular, sendo assim, esteja preparado para oferecer uma boa experiência para todo o seu público.

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