Ciclos de Vida do E-mail Marketing
16/12/2015
Quando o assunto é vendas, cada detalhe pode ser decisivo numa aquisição ou até mesmo na hora de fazer a comunicação de sua marca. Um dos pontos mais cruciais é o planejamento muito bem estruturado das campanhas.
O E-mail Marketing, mesmo sendo digital, necessita de um planejamento e uma linha do tempo “afiada”, para poder chegar nos objetivos esperados.
Neste post, iremos mostrar o ciclo de vida do email marketing, explicando cada fase desse processo.
Construção de rede de contatos
Esta é a fase inicial do e-mail marketing. Construir o mailing é essencial para chegar no sucesso com essa mídia digital.
Todos já devem saber, mas comprar mailing é uma alternativa muito falha. Evite.
Para atrair mais pessoas a se inscreverem no seu mailing, coloque o box de cadastro na home do site, não exija muitas informações, peça que o cliente só forneça o básico de dados para efetuar o cadastro.
Ativação
Um dos principais desafios do e-commerce, que é ativar um comprador, é uma tarefa bem delicada e exige muitos cuidados. Isso pode depender da variedade de produtos que o e-commerce oferece e de como você vai oferecê-lo ao potencial comprador.
Manutenção
Depois da primeira compra efetuada, é muito importante continuar incentivando os clientes a consumir outros produtos. Nessa fase é importante continuar o contato com o cliente, oferecendo novidades e produtos que tenham alguma conexão com a primeira compra.
Vale lembrar que na fase de manutenção, a rede social da marca contribui consideravelmente. Nas mídias sociais, a produção de conteúdo e a aproximação do cliente com a marca é mais eficaz e natural. Então incentive o cliente a curtir/seguir a sua marca nas mídias sociais através do email marketing.
Retenção
Retenção é a fase em que observamos ser importante continuar a comunicação personalizada com o cliente que pode estar esquecendo a marca. É aconselhado muito foco nestes clientes, produzir conteúdo que colabore com o seu caminho para atingir a meta final.
Recuperação
Esta é a fase em que um certo grupo de clientes já não efetua mais compras no seu e-commerce. Ouvir o que eles têm a dizer é essencial, o motivo pelo qual eles não compram mais pode instigar insights para melhorias no serviço.
Para reativar esses clientes você pode oferecer promoções, condições de pagamento diferenciados, entre outros facilitadores.
Conhecer os principais momentos do ciclo do email marketing é muito importante. Irá facilitar na hora de produzir os materiais, segmentar o mailing e faturar ainda mais.