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Copywriting: Saiba como usar essa técnica nos seus emails

07/10/2021

A aplicação de técnicas deCopywriting em ferramentas de comunicação de empresas direcionadas ao público-alvo serve para estimular a venda de produtos de maneira persuasiva.

Essa é uma técnica bastante explorada no marketing digital, pois ela pode ser aplicada em diferentes estruturas textuais. 

Ao invés de apenas informar, o texto induz ao leitor uma provocação para que parta para a ação. Pode ser para a aquisição de um produto, ou o envolvimento interativo com os serviços disponíveis no e-mail, ou na postagem de uma rede social.

O copywriting pode ser uma das estratégias utilizadas pelo inbound marketing, em que é possível colocar um conteúdo em destaque, e ir além, como preencher uma landing page para receber um e-book.

Dessa forma, é possível captar os dados dos leads para que possam receber informações pelos meios eletrônicos, com conteúdos criativos e que se destacam perante a concorrência. 

A  aplicação do copywriting no dia a dia

A prática da estratégia de copywriting não é algo inovador. Pelo contrário, os profissionais que trabalham com a criação de materiais publicitários, propagandas e anúncios, eram desenvolvidos por copywriters. 

Os textos sempre foram direcionados com o objetivo principal de vender. 

Vale lembrar que muitas empresas ainda utilizam esse método, mesmo com toda a tecnologia disponível, produzindo impressão de folder 2 dobras, com diversas informações e distribuídos para a população, visto que os meios tradicionais também são importantes meios de comunicação com a audiência.

Contudo, utilizando as ferramentas digitais, o copywriting se modernizou e, nos dias atuais, os textos se encontram em diversos formatos, entre os quais:

  • Anúncios da internet;

  • Blogs;

  • E-mail marketing;

  • Infográficos chamativos.

Todo o conteúdo tem como objetivo não apenas vender os produtos e serviços oferecidos pelas empresas, mas também informar os leitores sobre o que está sendo adquirido.

Entretanto, é possível expandir o modelo de marketing digital quando a ferramenta utilizada é o e-mail marketing.

Com textos inteligentes, relevantes e que encantam o leitor de maneira eficaz, é necessário seguir os passos adequados para se encaixar com o que é preciso para atender o público-alvo.

Dessa forma, são utilizadas pesquisas e ajustes, até mesmo quanto à formatação em que o texto é apresentado, para que a leitura seja agradável e, ao mesmo tempo, atrativa para valer a pena continuar acompanhando, por meio de links direcionados.

Foco voltado para ao marketing digital

Apesar de ser uma técnica utilizada há muito tempo em campanhas publicitárias, o foco atual do copywriting está nas ferramentas disponíveis nos meios digitais. 

Além do e-mail marketing ser um dos principais meios de envio de textos para a captação de leads, há outras ferramentas que se aproveitam dessa técnica, como:

  • Busdoor e outdoor;

  • Cartazes, folders e folhetos;

  • Posts de redes sociais;

  • Roteiros de podcasts e vídeos.

A diferença primordial em relação há outros tempos está no emprego de palavras-chave que podem fazer a diferença na prática de SEO (Search Engine Optimization). 

Dessa forma, termos específicos podem ser encontrados em plataformas de busca e direcionados para sites de interesse do público.

Asempresas de gestão condominial podem anunciar em portais voltados para o setor imobiliário, por exemplo. Ou então formalizar parcerias comerciais com construtoras e incorporadoras, sempre com foco em palavras-chave que estejam associadas ao segmento.

Cabe ao profissional responsável pelo desenvolvimento do copywriting demonstrar aos leitores que o foco está no assunto principal, e sempre é possível aprender mais.

Relacionamento entre textos e peças publicitárias

É possível fazer uma relação entre o e-mail marketing enviado a um lead para outras peças publicitárias em que o copywriting é empregado. 

Umaloja de peças de bicicleta pode enviar um e-mail para o público-alvo e direcionar para um vídeo sobre os novos produtos que estão à disposição, apresentando a tecnologia e a durabilidade, entre outras qualidades.

Os links podem ser explorados de maneira inteligente, inclusive empregando a prática de SEO para engajar as postagens junto a pessoas que demonstram interesse em um mesmo assunto. Além disso, ajuda a rankear em melhor posicionamento nas plataformas de busca. 

Um anúncio publicado em uma rede social pode ser utilizado como gatilho para despertar o interesse do leitor, e é isso que interessa quando a estratégia de copywriting é colocada em prática.

Utilização da técnica de maneira correta

As ferramentas de divulgação de marketing digital devem ser aplicadas em diferentes momentos, seguindo todo o planejamento apresentado por uma campanha publicitária. 

A técnica de copywriting pode ser aplicada em um e-mail marketing, assim como em outras peças publicitárias, mas é preciso atentar para alguns pontos importantes, que valem a pena ser destacados.

  1. Não falte com a verdade

Hoje em dia é muito fácil uma pessoa que quer saber o valor de umachapa quente eletrica preço encontrar a informação disponível em marketplaces e lojas virtuais. 

O envio de um texto promovendo as qualidades e a eficiência de um produto pode ser alvo de busca por outras informações, como comentários de outros clientes. 

Portanto, é importante insistir em sempre falar a verdade sobre um produto ou serviço, para que o cliente não seja ludibriado e a empresa tenha problemas em relação ao Código de Defesa do Consumidor. 

  1. Provoque a entonação de leitura em voz alta

A linguagem empregada em um texto voltado para o copywriting deve ser direcionado ao público-alvo disposto em um briefing apresentado durante o planejamento da campanha publicitária.

Se a ideia é oferecertreino funcional para emagrecer iniciantes, é preciso colocar uma entonação real sobre a velocidade em que o texto pode ser decifrado e compreendido.

Esse cuidado está em empregar palavras rebuscadas quando o produto for voltado para um público mais sério. 

Já quando se trata de consumidores mais jovens, em que a descontração está associada até mesmo ao linguajar, vale até recorrer a gírias e palavras com sentido informal.

Em todos os casos, é preciso pensar nos detalhes, e a leitura em voz alta pode ajudar a colocar o copywriting no e-mail marketing e encaminhar de forma segura a quem realmente o texto se destina.

  1. Não enrole o leitor com amenidades

Muitas vezes, quem recebe um e-mail marketing não quer perder tempo com um assunto que não lhe diz respeito. 

Por isso é importante investir desde o “Assunto”, chamando a atenção para o corpo do e-mail e então falar sobreequipamentos e acessórios de movimentação de cargas, sendo direcionado a um público que tem interesse nesse tipo de produto.

O texto pode aplicar técnicas de segurança e as normas regulamentadoras que precisam ser cumpridas em determinados espaços de trabalho.

Assim, além de vender o bem de consumo, também será possível informar o leitor sobre um assunto que pode ser de interesse profissional.

  1. Demonstre expertise no assunto tratado

Quem escreve sobre um produto ou serviço que está sendo oferecido ao mercado consumidor precisa ter autoridade para passar confiança ao leitor. 

O copywriting enviado por e-mail sobre umaempresa de plastico bolha precisa determinar as vantagens na aquisição dos produtos oferecidos, assim como os benefícios que estão atrelados quando ele é aplicado no dia a dia.

A demonstração de expertise sobre tal produto pode ser essencial para que outras empresas tenham interesse na aquisição e façam parte de um seleto grupo que acredita na segurança proporcionada pelo plástico-bolha. 

  1. Utilize histórias que podem ser contadas sempre

O copywriting pode ser formado por uma boa história sobre uma marca, um produto ou um serviço. A diferença principal em relação a outros textos é que, nesse caso, é preciso vender algo a uma pessoa que demonstra interesse ao abrir um e-mail marketing.

O desenvolvimento de uma história que explica a importância damontagem de câmara fria preço acessível para diferentes estabelecimentos comerciais pode ser valorizada com depoimentos de especialistas, ou mesmo de clientes que já possuem tal equipamento.

Uma história que pode ser contada sempre é importante, pois reforça a presença da marca, ou dos produtos e serviços, em diferentes situações. Entretanto, vale ressaltar que a verdade deve ser apresentada sempre, mesmo que haja floreios no copywriting.

Conclusão

Os conteúdos produzidos a partir do emprego de copywriting apresentam diversas vantagens, entre as quais:

  • Anúncios que geram lead;

  • Conteúdo mais humanizado;

  • Otimização de SEO;

  • Textos planejados.

A geração de leads está entre os objetivos do copywriting, pois assim eles podem se aprofundar no que chama a atenção a partir de um texto recebido por um e-mail marketing. 

Por serem textos que envolvem pesquisa e cuidado no formato de construção, eles podem ser humanizados, aproximando o leitor à realidade que está sendo apresentada, ainda que agregando esses aspectos mais “publicitários”. 

Além disso, as palavras-chave podem ser encaixadas de forma harmoniosa, levando em consideração o que está sendo apresentado e, com isso, deixa os textos devidamente planejados. 

Por fim, o copywriting pode ser aplicado de maneira que promova uma conexão, que desperte um gatilho mental que esteja associado às necessidades e anseios do público-alvo. 

As habilidades, técnicas e motivações podem ser ativadas a partir do assunto mencionado no e-mail marketing, e isso deve ser explorado ao longo do texto. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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