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E-mail Marketing , Gestão de Base , Funcionalidade

Conheça técnicas para automatizar o seu e-mail marketing

05/10/2021

Existem diversas formas de realizar marketing e, uma das mais utilizadas até hoje, é oe-mail marketing. Como é de senso comum, esse setor que promove o negócio é de extrema importância para a empresa e o seu futuro de maneira geral.

O texto de hoje irá abordar algumas técnicas para automatizar o seu e-mail marketing, qual a diferença do padrão para o automatizado, além de alguns benefícios que podem ser obtidos com esse investimento.

O mundo está em constante avanço e o desenvolvimento tecnológico é uma realidade que todos enxergam, sejam pessoas comuns ou empresas em seus devidos ramos de atuação.

Isso significa que todos estão procurando formas de melhorar seus serviços e promover seu trabalho, desde uma consultoria contábil até mesmo em grandes empresas de logística, independentemente se os motivos são iguais ou distintos.

Portanto, é comum que, principalmente no ramo empresarial, as organizações estejam sempre em busca de novas tecnologias que tem como objetivo fazer com que o negócio se expanda ainda mais e se torne mais relevante dentro do mercado de trabalho.

Uma das ferramentas que antes eram bastante usadas é o marketing através de e-mail, ajudando a aumentar o alcance de venda de sua máquina de alinhamento ou qualquer outro produto que a sua empresa comercialize.

Porém, essa estratégia caiu em desuso por pessoas que alegam estar ultrapassada e por não ser tão eficaz quando aplicada nos dias de hoje. Porém, isso é apenas uma meia verdade.

Quando comparada às novas estratégias e práticas de marketing, o e-mail pode não ser o mais eficaz, mas muitas pessoas a utilizam de maneiras erradas e, sabemos que o mau uso de algo é sinônimo de baixa eficiência.

Por isso, para saber mais sobre e-mail marketing e como utilizá-lo de forma eficiente e conseguir se destacar, fazendo sua empresa de topografia crescer, confira o próximo tópico, onde encontrará a resposta dessa e de muitas outras perguntas.

Como automatizar o seu e-mail marketing

Primeiramente, é importante entender que a estratégia de e-mail marketing ainda é muito utilizada, mas como um suporte ou complemento para outras práticas automatizadas e igualmente ou mais eficazes.

Enquanto equipes se esforçam para enviar diversos e-mails para clientes de maneira manual e demorada, a outra capta osleads (potenciais clientes) e dispara uma sequência de e-mails para determinado grupo. Mas, e se isso fosse feito para todas as pessoas de forma automática?

É para isso que a automatização dessa prática funciona, independentemente se o produto é um contador de fluxo ou algum serviço de uma empresa metalúrgica. Em outras palavras, ela consiste em ser um disparador automático de e-mails.

Mas eles não serão disparados para qualquer pessoa sem qualquer finalidade. A principal ideia aqui é nutrir possíveisleads e mostrar a eles informações relevantes para que, futuramente, eles se tornem possíveis clientes.

Também é importante entender que o e-mail marketing, principalmente o automatizado, não deve ser uma ferramenta para bombardear um lead de informações a todo momento. Isso pode causar o efeito contrário ao que se busca e afastá-lo de seu negócio.

Portanto, para divulgar e fazer com que mais pessoas se interessem pelos seus elementos de fixação, a newsletter pode ser a maneira ideal para implementar isso em sua empresa e não ser muito invasivo com os seus clientes.

O principal objetivo dessa forma prática de marketing é manter o contato e a proximidade com o cliente através de mensagens disparadas automaticamente a cada período de tempo, fazendo com que o mesmo não se esqueça da sua empresa.

Eles podem conter:

  • Promoções;

  • Conteúdos recentes lançados;

  • Informações relevantes com conteúdo de seus produtos;

  • Possíveis mudanças e novidades da sua empresa.

Claro que isso pode variar bastante, assim mais em uma empresa de soluções em internet e uma de cosméticos. Tudo irá depender de uma série de fatores que podem definir a melhor forma e o momento de utilizar essa estratégia.

Outra maneira de implementação é através da segmentação de dados, ou seja, o disparo de e-mails de forma automática através de uma campanha onde, de forma direta ou indireta, informações são colhidas e utilizadas a favor do negócio.

Por exemplo, em uma determinada campanha de marketing de dissipadores, foi coletado o e-mail dos interessados em saber mais sobre o assunto. Automaticamente, o usuário faz um cadastro e será possível ter algumas informações importantes referentes a ele.

Essas informações podem ser diferentes, dependendo da campanha, mas apenas de ter o nome, idade e local onde a pessoa mora, já é possível segmentar o local e a idade, atingindo um público-alvo específico e sendo mais simples de criar conteúdo através donewsletter para aquele grupo.

Os benefícios da automação 

Assim como qualquer prática empresarial, as organizações não investiriam em automação de e-mail marketing se ela realmente não trouxesse benefícios e vantagens para o negócio.

Esses benefícios podem ser o aumento de alcance, otimização de tempo, retorno de capital ou até mesmo maior autoridade e relevância no mercado. Independentemente se o produto é um sensor de nível ou um smartphone, confira alguns destes benefícios.

Constante nutrição de leads

Se tem uma coisa que as empresas prestam bastante atenção e estão constantemente buscando fazer é nutrir os seusleads com informações de qualidade e úteis, fazendo com que eles mantenham interesse no seu negócio.

Normalmente, esse trabalho é feito através do marketing de conteúdo com as redes sociais, vídeos no Youtube e até mesmo blogs pela internet. Mas o e-mail também pode ser uma excelente maneira de gerar conteúdo e aumentar o interesse dos seusleads.

Para isso, é necessário um grande trabalho para descobrir qual o perfil do seu público-alvo, a linguagem que será utilizada com eles, como eles gosta de receber esse tipo de e-mail, e principalmente a frequência em que eles serão enviados.

Seguindo essa linha de raciocínio, é possível sempre dar um pouquinho de informação que seja realmente importante e relevante, mantendo todos aqueles que recebem esse e-mail interessados e ansiosos pelos próximos.

É uma forma barata de marketing

Sabemos que o marketing para ser impulsionado pode ser custoso e difícil, principalmente quando é realizado por pequenas empresas e que ainda não possuem tantos recursos disponíveis para investir nesse tipo de prática.

O e-mail marketing é uma forma barata e que vale muito a pena o investimento, sua forma de automação é muito mais em conta quando comparadas a outras do mercado, além de ter a vantagem de trabalhar apenas com as pessoas com que realmente já passaram pelo seu filtro de interesses.

Pode-se dizer que os gastos são envoltos em sua equipe, que ficará com a maior parte do trabalho, portanto, é extremamente viável e indicado.

É uma excelente estratégia de suporte

Para pequenas empresas, a utilização de automação de e-mail marketing pode ser extremamente útil e tem um ótimo custo-benefício. Porém, quando aplicadas a grandes empresas, apenas essa estratégia pode não ser o suficiente.

Com isso, utilizar o e-mail marketing pode ser um excelente complemento para outras estratégias da empresa. Ou seja, sozinha pode não ser tão eficaz, mas junto de outras estratégias pode ser essencial para sua empresa decolar e se manter no mercado.

As redes sociais, por exemplo, estão em alta e são uma excelente ferramenta de comunicação. Através de um bom trabalho feito com elas e com cadastros em uma lista de e-mails, é possível começar a aplicar a sua estratégia.

De forma direta ou indireta, ela se torna um excelente suporte e cobre algumas áreas que a sua empresa pode não conseguir cobrir, ou simplesmente traz um reforço adicional que é sempre muito bem-vindo.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou algumas técnicas de automação para as suas estratégias de e-mail marketing, além de contextualizar como ele funciona no mercado de trabalho atual. Também mostrou algumas vantagens de investir nesse tipo de técnica.

Porém tudo isso irá depender da forma como a sua empresa trabalha, seus objetivos, metas e o ramo de atuação. Portanto, é sempre importante explorar os pontos fortes da sua empresa e buscar melhorar os que ainda não são tão desenvolvidos.

É interessante tentar combinar esse tipo de marketing com outras estratégias atuais de mercado, fortalecendo ambas e fazendo com que todas se tornem poderosas ferramentas de trabalho para o seu negócio.

Com isso, resta sentar com a sua equipe e decidir como implementará essa estratégia dentro de sua empresa, utilizando as orientações que foram dadas ao longo do texto. Lembre-se, isso serve para qualquer segmento de atuação, basta usar seu empenho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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