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Como utilizar o e-mail marketing para impulsionar o seu e-commerce

17/01/2020

O e-mail marketing se tornou uma das ferramentas indispensáveis para diversos tipos de negócios, sejam eles e-commerces ou mesmo lojas físicas.

Com ele, é possível estabelecer uma ponte de relacionamento muito mais próxima com seus potenciais e atuais clientes, apostando em diferentes tipos de conteúdos.

Tão importante quanto alcançar um maior número de compradores é fidelizar os clientes atuais e, para essa estratégia, é necessário investir em um planejamento eficiente de marketing, tanto no período pré-venda quanto no pós-venda.

Nesse sentido, o e-mail marketing surge como uma das possibilidades mais interessantes de contato com os consumidores dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, justamente pela sua versatilidade.

O formato do e-mail marketing pode ser desenvolvido de acordo com as necessidades e as campanhas elaboradas para promover um produto, seja ele um banner para apresentação de tcc ou um smartphone de última geração.

Além disso, a ferramenta permite também um gênero mais informativo, ou seja, o e-mail marketing não precisa necessariamente ser enviado apenas quando a empresa deseja ofertar um item.

Por isso, ele pode ser utilizado de diferentes maneiras, fazendo com que um e-commerce possa alcançar bons resultados sem que seja preciso investir em diferentes estratégias ao mesmo tempo.

Se você deseja saber como impulsionar a sua loja virtual e quer utilizar o e-mail marketing para isso, siga na leitura deste artigo para conhecer mais sobre o tema.

O que é o e-mail marketing?

Certamente você recebe em sua caixa de entrada de e-mail diferentes tipos de contatos, sendo eles de amigos, parentes ou de empresas que encaminham materiais relacionados ao negócio delas.

Eles podem ser conteúdos:

  • Informativos;

  • Institucionais;

  • Sazonais;

  • Promocionais, etc.

Os e-mails informativos são aqueles que trazem algum tipo de conteúdo para o seu cliente, ajudando-o a entender mais sobre assuntos relacionados ao seu negócio.

Uma loja que vende equipamentos esportivos pode facilmente enviar um e-mail marketing para abordar o tema da importância de se realizar a manutenção corrente bicicleta, evitando que o ciclista tenha um imprevisto durante o uso do item.

Já os e-mails institucionais são importantes para falar mais sobre a marca, seja para informar as novidades inseridas no catálogo de uma empresa, ou para divulgar a abertura de novos endereços.

Os contatos sazonais têm como objetivo criar um relacionamento mais próximo com o cliente, sendo enviados em datas especiais e comemorativas, parabenizando um comprador pelo seu aniversário, por exemplo.

Os e-mails promocionais são essenciais para e-commerces, já que eles levam até o cliente algumas opções de produtos com um desconto especial. Essa é uma técnica para aumento de vendas, que é essencial para as lojas virtuais.

A importância do e-mail marketing

Nem sempre o e-mail marketing foi bem visto pelos clientes. Anteriormente, muitas empresas utilizavam a ferramenta de modo incorreto, enviando mensagens de modo aleatório e sem nenhuma estratégia pré-definida.

Desse modo, era comum que a caixa de entrada dos compradores ficasse cheia de e-mails, o que gerava desconforto e certo incômodo nos destinatários.

Porém, esse cenário mudou completamente. Com um planejamento adequado de marketing, o envio de e-mails se tornou uma ferramenta poderosa para os negócios.

Isso quer dizer que a mesma empresa que oferece a locação de barraquinha de crepe para festa também traz dicas de organização de eventos, ajudando o cliente a montar a ocasião perfeita para comemorar um aniversário.

Afinal, o e-mail marketing não precisa ser utilizado apenas para vender produtos.

A grande maioria dos clientes hoje busca informações e conhecimentos de qualidade na internet e, por isso, ao utilizar o e-mail marketing para compartilhar bons materiais, a empresa ganha a atenção do seu público.

Além disso, ao enviar felicitações e bonificações em datas especiais, principalmente no dia do aniversário do cliente, o estabelecimento mostra dedicação e cuidado com seus compradores, fazendo com que eles se sintam valorizados.

Por isso, o e-mail marketing possui uma grande importância dentro das estratégias de um e-commerce, e deve ser utilizado de modo eficiente e técnico para fidelizar os seus clientes.

E-mail marketing e conteúdos de qualidade

Atualmente, as pessoas utilizam a internet para diferentes necessidades da sua rotina. Seja para buscar por quick massage preço sessão ou para realizar a sua compra doméstica mensal, o mundo virtual é uma realidade presente em várias ocasiões.

Isso quer dizer que, para ser notado, um e-commerce precisa se destacar dos seus concorrentes. Para isso, ele precisa definir uma estratégia e traçar um planejamento de ação, atingindo, então, a sua meta.

Ter a sua marca reconhecida dentro do seu segmento é um trabalho que exige paciência e dedicação, justamente porque é preciso desenvolver técnicas e aprimorar o seu desempenho.

Quando uma empresa decide investir em publicidade, ela precisa apostar nas diferentes ferramentas disponíveis no mundo virtual, que permitem uma atuação mais abrangente.

Isso, porque oferecer um serviço de emergência para animais acidentados pode trazer muito mais resultados para os seus negócios quando o seu público entende os benefícios do procedimento.

Para isso, é preciso realizar um trabalho de divulgação e educação dos seus clientes, ou seja, eles devem ter meios para entender mais sobre a importância e a necessidade desse tipo de serviço.

Nesse cenário, entra a importância dos conteúdos de qualidade que a sua empresa envia para o seu público, e que podem ser amplamente distribuídos por meio do e-mail marketing.

Ao enviar uma mensagem informativa, você pode abordar as vantagens do uso de mouse pad personalizado gamer para pessoas que passam um grande período do dia utilizado o computador, de modo que elas vejam o valor da sua dica e entendam a importância do produto no dia a dia.

Os conteúdos de qualidade visam a oferecer mais conhecimentos para as pessoas, fazendo com que elas ganhem maior domínio sobre uma determinada pauta e se sintam confortáveis para realizar uma compra.

No entanto, é preciso estabelecer um cronograma que auxilie a organização e o disparo de e-mails marketing, criando uma periodicidade coerente com o perfil do seu público.

Desse modo, os materiais enviados são acolhidos pelos leitores, que estão sempre em busca de obter os conhecimentos que você compartilha com eles.

Dicas para utilizar o e-mail marketing no seu e-commerce

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para impulsionar o seu e-commerce e, por isso, ele deve ser utilizado dentro de um planejamento eficiente e com estratégia.

Algumas dicas podem ajudar a sua loja virtual a ter mais sucesso na internet, fazendo com que o seu e-mail marketing possa trazer mais resultados.

Invista em uma ferramenta de envio

Hoje é possível utilizar diferentes ferramentas de envio de e-mail marketing, tornando a tarefa muito mais simples e prática.

Além disso, esses sistemas possuem características interessantes, que podem fazer o conteúdo se tornar mais atrativo para os destinatários, aumentando a taxa de abertura das mensagens.

Uma delas é a personalização, ou seja, ao receber um e-mail indicando desconto para a compra de guardanapo papel luxo, o conteúdo será personalizado com o nome do cliente, sem que seja necessário enviar a mesma mensagem manualmente, para inserir os dados específico do leitor.

Outra possibilidade é utilizar o envio segmentado, em que é possível selecionar quais clientes vão receber o seu e-mail, de acordo com os gostos e as preferências deles.

Desse modo, o trabalho com o disparo de e-mail marketing é muito menor, surtindo efeitos bastante positivos para a sua lista de contatos.

Utilize o formato responsivo

Ao criar o design da sua mensagem, é essencial que ele seja responsivo, possibilitando a visualização completa do comunicado mesmo em dispositivos mobile.

Assim, ao enviar um material com fotos para a divulgação dos seus produtos, tal como o bem nascido, você garantirá que os clientes visualizem de modo correto cada uma das imagens presentes no e-mail.

Aposte em Call to Action

Certamente você já recebeu e-mail que trazia a estratégia do Call to Action (CTA), ou seja, uma chamada para ação.

Ela pode ser essencial para fazer com que seus clientes interajam de modo mais ativo com o seu conteúdo, seja para direcionar o leitor para outra página, ou para compartilhar um determinado conteúdo, por exemplo.

Se você está enviando um artigo mais longo, porém de grande importância, pode ser interessante enviar a introdução do texto via e-mail marketing e disponibilizar um botão para que o destinatário finalize a leitura no blog ou no site da sua empresa.

Ademais, é possível disponibilizar uma oferta no comunicado e chamar o usuário para conferir outras ofertas no seu e-commerce.

Desse modo, a interação dos leitores é muito maior, rendendo melhores resultados para a sua empresa.

Ao entender a importância do e-mail marketing e como usá-lo dentro das estratégias de divulgação e promoção do seu e-commerce, certamente, o número de clientes da sua loja será cada vez maior, tornando a sua marca uma referência dentro do seu segmento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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