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Saiba como vender mais através do WhatsApp

29/01/2020

WhatsApp se tornou uma ferramenta indispensável para várias pessoas, mas também para empresas, que utilizam o aplicativo na sua rotina.

Isso porque a tecnologia é hoje um elemento fundamental para as diversas frentes de um negócio, melhorando tanto a comunicação interna quanto a externa, com o seu público.

Por meio do envio de mensagens, várias ações podem ser tomadas para garantir o sucesso de um estabelecimento, fazendo com que a sua marca possa se destacar no mercado e divulgar mais facilmente os seus produtos.

Além do WhatsApp, existem ainda as novas tecnologias que complementam o dia a dia de um negócio, oferecendo um suporte completo para a realização de diferentes atividades.

Assim, mais do que simples aplicativos ou sistemas, esses elementos promovem meios de praticar uma série de contatos, de modo a garantir resultados cada vez mais interessantes para uma empresa.

Por isso, muitas dessas tecnologias são indispensáveis atualmente, sendo capazes de revolucionar o gerenciamento de um estabelecimento.

Então, se você quer saber mais sobre como utilizar o WhatsApp e outras ferramentas para melhorar as suas vendas e fortalecer o seu negócio dentro do seu segmento, siga na leitura deste artigo e entenda mais sobre o tema.

As novas tecnologias utilizadas em empresas

Se você é empresário, certamente está sempre em busca de melhorar o funcionamento do seu negócio, seja ele uma academia de ginastica feminina ou uma clínica de estética.

Levando em consideração a evolução de vários elementos tecnológicos, cada processo necessário para a administração da sua empresa pode ser otimizado e trazer mais facilidade para a rotina.

Se antes só existiam elementos como livros de registro, calculadoras e cadernetas, hoje todo o estoque de um negócio é gerenciado por um software online, que pode ser acessado a qualquer momento, de qualquer local.

Com isso, as novas tecnologias crescem entre as empresas, sendo utilizadas para os mais diversos fins, tanto na organização dos setores, quanto na comunicação com o cliente.

Entre as principais opções hoje, temos:

  • O uso da inteligência artificial (IA);
  • O armazenamento na nuvem;
  • A comunicação automatizada pelos chatbots;
  • A interação pelas redes sociais.

Inteligência artificial

A utilização de sistemas que possuem capacidade de operar de modo semelhante ao pensamento humano revolucionou o modo de administrar e organizar uma empresa.

Nesse sentido a inteligência artificial é uma das novas tecnologias que vai ganhando maior espaço dentro de um negócio, justamente porque ela age de maneira muito mais rápida, com soluções eficientes.

A IA pode ajudar o sistema do seu negócio a executar tarefas, tal como no setor de marketing, ao criar uma campanha que atenda aos desejos do público-alvo do seu negócio, promovendo a sua marca.

Assim, ao divulgar um serviço como o de preenchimento facial bigode chinês, você terá coletado dados por meio da inteligência artificial e conhecerá as principais características dos seus clientes.

Podendo assim, escolher a linguagem, as imagens e os recursos apropriados para vender mais.

Armazenamento na nuvem

Se anteriormente era necessário contar com um servidor que ocupava grande espaço no seu ambiente de trabalho, hoje o armazenamento na nuvem permite que você tenha todos os dados do seu negócio em uma plataforma “invisível”.

Isso não só traz mais segurança e controle para os arquivos do seu estabelecimento, como também permite que você acesse qualquer um deles independentemente de onde estiver.

Uma clínica geral de diagnóstico que precisaria contar com equipamentos de alta capacidade de armazenamento para registrar todos os exames de seus pacientes, hoje utiliza o armazenamento na nuvem e otimiza o seu espaço interno.

Desse modo, ela facilita o acesso dos seus clientes, se torna um estabelecimento conhecido pela sua tecnologia e impulsiona o seu negócio.

Chatbots

O atendimento sempre foi o ponto forte de qualquer tipo de empresa, já que é por meio dele que se fideliza um cliente.

Nesse sentido, o uso dos chatbots foi essencial para tornar o seu estabelecimento acessível em qualquer período do dia, para que os consumidores da sua marca possam encontrar o suporte necessário.

Se, depois do horário comercial, um cliente entra no site do seu studio para saber mais informações sobre um curso de pilates em São Paulo, ele pode receber atendimento pelo chatbot presente na sua página, mesmo que o expediente do dia já tenha encerrado.

Esse tipo de tecnologia utiliza a IA, e analisa o perfil dos usuários para entender mais as suas principais dúvidas, para que o atendimento automático do seu chat seja constantemente aprimorado e conquiste clientes.

Redes sociais

As redes sociais, e em especial o WhatsApp, são elementos fundamentais para uma empresa.

Levando em conta que um negócio pode utilizar os seus perfis nessas plataformas para divulgar os seus produtos e para interagir com os seus clientes, é necessário investir na presença de uma marca nessas redes.

Além de permitir a captação de leads que possuem bastante sinergia com aquilo que você oferece, ainda é possível promover o seu negócio de modo orgânico ou patrocinado, de acordo com o seu planejamento.

O WhatsApp, por exemplo, pode ser uma maneira de fazer o marketing “boca a boca”, já que ao prestar o suporte necessário por meio das mensagens instantâneas, você garante a satisfação do cliente, que indicará os seus serviços para amigos e familiares.

Justamente por esse motivo, o WhatsApp é uma das principais ferramentas para que você possa melhorar os resultados do seu negócio, alcançando um maior número de vendas.

Como vender mais com o WhatsApp

Assim como o WhatsApp está presente na rotina de muitas pessoas, ele se tornou indispensável para o funcionamento de muitas empresas, sendo utilizado para as mais diversas estratégias.

Se uma loja deseja aumentar a venda de um produto como a cinta pós cirurgica lipoescultura, por exemplo, ela pode facilmente utilizar as ferramentas disponíveis no aplicativo e melhorar os seus resultados.

Com a demanda cada vez mais crescente por parte do público empresarial, seja de grandes corporações ou de pequenos empresários, surgiu o WhatsApp Business, que possibilita várias estratégias de comunicação com os clientes.

Envio de campanhas

Com o WhatsApp é possível ampliar o modo de impactar os seus compradores, utilizando o disparo de mensagens anunciando seus produtos ou serviços.

Você pode elaborar um anúncio especial e enviar para os seus contatos, além de publicá-lo no status do seu aplicativo. Assim, as pessoas serão impactadas pelas suas promoções e podem fazer os seus pedidos.

Entre outras estratégias, promover o marketing “boca a boca” no WhatsApp pode ser um modo eficiente de trazer mais clientes para o treinamento funcional para terceira idade oferecido pela sua academia.

Isso porque você pode criar uma campanha e disparar para os seus contatos, oferecendo um desconto especial para quem trouxer amigos para o seu espaço, aumentando o seu número de clientes.

Catálogo

Outra funcionalidade que ganhou destaque é a do catálogo, que pode ser visualizado no perfil da sua conta na plataforma. Assim, os seus contatos podem conhecer as novidades da sua loja diretamente no aplicativo.

É interessante manter o seu catálogo atualizado, inserindo as fotos do lançamento de um produto como sutiã pós cirurgia de mama, e também a descrição do item.

Desse modo, os seus clientes acompanham mais de perto os seus lançamentos e podem adquirir mais facilmente o que eles desejam.

Suporte ao cliente

Melhorar as vendas do seu negócio também inclui oferecer o suporte adequado para os compradores, primando por um atendimento de qualidade.

Isso porque, estar sempre à disposição do cliente possui as suas vantagens, principalmente em termos de fidelização do seu público.

Se uma paciente da sua clínica já efetuou um procedimento estético no seu estabelecimento e recebeu toda a atenção da sua equipe.

Ela certamente entrará em contato para obter mais informações sobre um preenchimento facial definitivo em outro momento.

Por isso, é essencial investir em suporte ao cliente, sendo o WhatsApp uma forma de se comunicar instantaneamente e em qualquer período do dia.

A importância do WhatsApp nas suas vendas e no marketing da sua empresa

O WhatsApp é uma das plataformas mais interessantes para que pequenas e grandes empresas possam melhorar a sua comunicação com o cliente e alcançar novas vendas para o seu negócio.

Ele permite que você realize vendas em suas conversas, mas também que o marketing do seu negócio possa atingir o seu público em diversos momentos.

Sendo assim, o WhatsApp se torna uma estratégia indispensável para os estabelecimentos que desejam crescer, justamente porque ele atua em diferentes áreas ao mesmo tempo.

Isso quer dizer que você consegue vender mais porque oferece um atendimento completo aos consumidores, mas também por isso você fortalece a sua marca e faz com que ela ganhe reconhecimento no seu segmento.

Assim, cada vez mais pessoas vão buscar os seus produtos e serviços, fazendo com que o seu negócio ganhe destaque no mercado e alcance cada vez mais pessoas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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