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E-mail Marketing , E-commerce

Recuperar o Carrinho de Compras com E-mail Marketing

14/01/2016

O abandono de carrinho é um problema muito frequente para quem trabalha com o comércio eletrônico. Pois o carrinho de compras é quase a etapa final da realização da compra e a desistência acaba frustrando os comerciantes. Esse abandono é indicativo de que algo não está indo tão bem.

Assim, pode-se traduzir alguns problemas mercadológicos, como por exemplo: preço muito alto, frete abusivo, forma de pagamento não adequada para o cliente. Mesmo ao observar e corrigir os prováveis erros, ainda assim haverá chances de alguns clientes desistirem de suas compras, muitas vezes por fatores externos. Nessa fase o email marketing pode atuar!

Uma pesquisa recente, feita pela Conversion Academy, comprova que a recuperação do carrinho de compras pós email marketing, focado nessa ocasião, gera conversão na faixa dos 20%. Quando o usuário retorna a um carrinho ele acaba gastando mais.

Um recente estudo realizado pela Experian Cheetahmail afirmou que as campanhas para fidelizar clientes, através do email marketing, geram em média US$0,18 de lucro por email enviado.

Campanhas realizadas através do email marketing para a retenção de clientes, ou recuperação de carrinhos, geram ótimas conversões. Para que estas conversões sejam realizadas, os emails devem ser bem estruturados, parecendo individuais, oferecendo produtos e descontos para produtos que foram abandonados no carrinho.

Sendo assim:

  • Tenha maneiras automatizadas para saber quem abandonou o processo de compras;
  • Seja rápido. É importante que o mesmo sistema que indentificou o abandono envie mensagens ao cliente, com promoções ou vantagens;
  • Não deu certo na primeira vez? Tente depois de um tempo. Tenha uma régua de comunicação adequada para a recuperação da venda; e
  • Analise suas estatísticas. A recuperação de venda através do e-mail marketing é um recurso, não caminho principal. Se você só vende por conta da recuperação, há algo de muito errado na sua loja.

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