Blog

O que é a Black List do E-mail Marketing e como Evitar?

18/11/2015

Black List é um recurso utilizado para bloquear mensagens de determinada fonte, evitando que chegue até sua caixa de entrada.

Como funciona?

Existem profissionais que trabalham para as empresas que fornecem a plataforma de email, como por exemplo: Gmail, Yahoo, Outlook, entre outros. São eles que localizam emails indesejados e os colocam em uma lista negra, bloqueando permanentemente ou temporariamente que os IPs da organização, marca ou pessoa cheguem até o destinatário. Os próprios usuários também podem colocar alguém na Black List e existe um meio de bloquear determinado usuário em todas as plataformas.

E o Email Marketing com Isso?

Um campanha mal planejada ou até mesmo compras de mailing podem causar irritabilidade aos clientes que não estão cadastrados ou que não desejam receber certos conteúdos, colocando na lista negra e boqueando a entrada dos emails. Ou seja, todo o esforço para criar e programar uma campanha será jogado no lixo.

Já acabou, Lista Negra? Não! Elas se multiplicam.

Atualmente é comum os administradores dos email usarem a Black List Colaborativa, criando várias listas negras e compartilhando entre eles, descendo ainda mais o nível de spam ou emails indesejáveis nas caixas de entradas do público. Assim, criando um efeito em cadeia, provocando um desastre enorme, bloqueando o IP teoricamente indesejável para diversos email.

Melhor evitar, não é mesmo?

Para evitar cair nessa “armadilha”, não é muito complicado. O primeiro passo é não comprar lista de mailing. O segundo é estudar muito o seu público-alvo e descobrir com qual frequência o seu email é melhor aceito. Em terceiro lugar, cuidado com o conteúdo: seja amigável e próximo e evite ser agressivo de qualquer maneira com o seu cliente. Para finalizar, leia o código de Auto Regulamentação Para A Prática de E-Mail Marketing, o CAPEM.

Assine nossa newsletter