Blog

Como tornar o E-mail relevante para o Gmail e Outlook

11/09/2015

As plataformas Microsoft e Google anunciaram recentemente uma  nova atualização, oferecendo novas funções para os emails, como por exemplo: busca aprimorada, prévia de links, imagens no corpo de texto, entre outras. O objetivo principal das mudanças foi a melhoria da experiência do usuário ao acessar a sua caixa de email.

Uma das novidades é a Caixa de Entrada Inteligente, conforme referência popular. O Google intitulou como Rede Neural e a Microsoft denominou a ferramenta como Cuttler.

Mas afinal, como essa Caixa de Entrada Inteligente funciona?

Ela identifica, quase que de maneira autônoma, os emails relevantes ou não relevantes para os seus usuários. A ferramenta realiza essa operação com base na interação entre quem envia e quem recebe a mensagem: os usuários. Os emails julgados como não relevantes pelo o robô serão selecionados e movimentados para uma caixa de entrada diferente.

Mas como isso afeta as campanhas de email marketing?

Mais do que nunca, você precisa criar conteúdo relevante para sua base de contatos e, assim, tornar-se relevante para ela, de modo que as taxas de abertura sejam maiores e as ações naturais que o usuário executa sejam positivas (cliques em links, abertura do email, entre outras).

Algumas dicas podem ser úteis para atingir um grau de relevância maior para os seus emails, tais como:

  1. Segmentar a sua lista de contatos: seus contatos possuem interesses diferentes. Procure separar os contatos em categorias, produzindo conteúdo diferenciado para cada estilo de público;
  2. Título claro e chamativo: fale que o que você tiver que falar já no título. Isso faz com que o usuário já saiba o que seu email oferece;
  3. Humanizar o conteúdo dos emails: aproxime-se dos seus clientes, principalmente no meio online. Faça uma lista de produtos que os interessem, dê descontos especiais, conteúdos úteis, entre outros;
  4. Configure os emails e chame seus clientes pelo respectivos nomes. Isso demonstra atenção extra e direcionada, e você ganhará pontos com isso;
  5. Conquiste o leitor antes de querer vender algo: crie conteúdos que envolvam o cliente antes mesmo de querer vender um produto ou serviço.

Produzir conteúdo e direcionar para as pessoas certas. Esse é o segredo do sucesso para se tornar relevante!

Assine nossa newsletter