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E-mail Marketing

Tornando as Campanhas de E-mail Marketing Relevantes

07/09/2015

Você nada com os tubarões ou procura um oceano azul? O que nós queremos dizer com isso é o seguinte: nadar com os tubarões seria como competir em praças já dominadas pelos concorrentes. Navegar em um oceano azul, por sua vez, seria como competir em praças com uma concorrência mais branda, mesmo que o número de vendas não seja tão alto como em outras. Normalmente, os grandes centros são as praças onde você compete em um cenário mais hostil, em contrapartida, algumas cidades do interior possuem boas oportunidades de negócios.

Se questione sobre isso, se você compete em um cenário mais hostil ou mais brando. Muitas campanhas são direcionadas para os grandes centros, pois a maioria das ferramentas estatísticas apontam maior quantidade de vendas para essas regiões e, dessa forma, na maioria das vezes, você acaba batendo de frente com a maior parte de seus concorrentes e clientes que talvez já tenham tomado sua decisão.

Imagine que a variável praça é um dos que mais deve pesar na hora de elaborar sua campanha de email marketing (em conjunto com outras mídias), pois, principalmente em tempos de crise, muitas empresas se concentram nas capitais, em grandes centros de compra, enquanto outras praças menos rentáveis ficam quase que "abandonadas". E isso acontece muito.

Se para ganhar dinheiro é necessário se reinventar, comece pensando quais estratégias usar a favor de uma ação de email marketing onde você não "nade somente com os tubarões", mas possa encontrar mercados promissores.

Você já pensou, por exemplo, no motivo daquele seu cliente do interior ter comprado no seu site e não em uma loja local? Você já pensou que muitas vezes o produto não está disponível na cidade dele ou que talvez na sua loja seja mais barato do que na cidade dele? Essa pode ser uma realidade bem comum e deve ser considerada.

As suas campanhas de email marketing devem ser direcionadas aos públicos certos, já vimos isso em outros posts. Sendo assim, pense nas possibilidades para definir seu público, e praça. Utilize essas premissas na elaboração de suas campanhas de email marketing.

Procure entender:

  • quais as cidades que mais compram e qual a verba de mídia que eu gasto com cada uma
  • o mesmo deve ser feito com as cidades que menos compram. É importante entender a relação de investimento de mídia e retorno através dessas cidades
  • fazer uma campanha de links patrocinados e arrecadar via opt-in contatos das cidades de interior pode ser uma estratégia?
  • procure saber também, nessas praças, a quantidade de habitantes e outros dados demográficos como quantidade de habitantes do sexo feminino e masculino, faixa etária, dentre outras informações que irão ajudá-lo a formar o potencial de retorno de suas campanhas.

E por último, não esqueça ao elaborar suas campanhas de email marketing do seu mix de marketing, os 4 P´s de Produto, Preço, Promoção e Praça. Para o interior, você pode elaborar promoções com um preço diferenciado, vantagens de frete diferentes, entre outros benefícios percebidos pelos consumidores.

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