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Chamar a atenção do seus clientes no E-mail Marketing

13/08/2015

Em nosso último post, falamos sobre como o email marketing pode ajudar a recuperar vendas. Fica cada vez mais claro a importância do email para uma estratégia consolidada de e-commerce, principalmente pelo apoio na hora de fechar uma compra.

Mas hoje, a pergunta que fazemos é: você sabe o que chama a atenção do seu cliente quando ele recebe um email de sua empresa?

Conversando com alguns consumidores, temos alguns comentários interessantes sobre o que eles prestam atenção na hora que abrem o seu email.

Comentário #1

"Me chama atenção se é útil, se é um produto que geralmente eu compro e preciso. O tempo de entrega também é importante pra mim."

A questão utilidade é algo que não pode ser ignorado. Você, por exemplo, já recebeu aqueles e-mails oferecendo produtos que nunca comprou e nem pensou em comprar? Quando você recebe não se pergunta o quão irrelevantes e incômodos eles são? Afinal, você nunca deu o sinal de que precisaria daquilo!

Comentário #2

"Pra mim, é realmente o preço se está abaixo do normal, sempre compro para o meu filho… Coisas de criança, principalmente, porque recebo ótimas promoções."

O preço é importante para o consumidor, não tem jeito. Essa é uma das principais motivações do cliente. No post "Email marketing em tempos de crise" falamos sobre isso. "O cliente busca o que é mais barato" pois está economizando e com menos dinheiro no bolso.

Comentário #3

"O frete geralmente me chama bastante a atenção, mas eu sempre confiro o preço do produto pois algumas lojas aumentam o preço para não cobrar frete."

O frete é algo que chama a atenção, contudo, a cultura do frete grátis é muito delicada. É necessário expor no email para quais regiões o frete é grátis e demais condições. Além disso, não use de práticas abusivas onde você aumenta o preço do produto para poder custear o frete. O consumidor geralmente pesquisa e, se está recebendo um email seu, é porque provavelmente já passou pelo seu site. Isso gera uma sensação negativa para o consumidor.

Comentário #4

"Eu gosto muito do cupom de desconto, mas é chato que alguns tem tempo de validade e às vezes não quero comprar naquele momento"

O tempo de validade do cupom de desconto é algo a ser considerado, pois muitas vezes o consumidor guarda o cupom para uma oportunidade futura. Dessa forma, especifique as regras do cupom de desconto e alternativas dinâmicas de uso, como uma aplicação posterior.

A dica maior é: saia de trás das máquinas antes de produzir suas peças. Entenda o que chama a atenção de seu cliente e crie campanhas de email que possam ajuda-lo em sua jornada de compra.

E você? Já conversou com o seu cliente hoje?

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