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E-mail Marketing , E-commerce

Aumentar as Vendas com a Recompra do E-mail Marketing

29/07/2015

Como comentamos em nosso último post, "Email marketing em tempos de crise", é preciso saber qual o tempo estimado da recompra, pois ela funciona como uma oportunidade com o usuário que já é o seu cliente, já conhece sua loja e, possivelmente (se você fez a lição de casa), teve uma boa experiência com a sua marca. É mais fácil vender pra ele do que para aquele que ainda não conhece sua empresa. É como se em uma corrida com o concorrente, você já saísse segundos antes na frente.

No Brasil, muito se gasta para fazer a primeira venda e pouco se gasta para fazer a segunda. A segunda venda, se você colocar na ponta do lápis, é muito mais barata que a primeira. Pense no quanto você vai gastar com publicidade para que o consumidor possa, pela primeira vez, ter contato com a sua marca. Além de campanhas online como links patrocinados, SEO, remarketing, entre outras, há toda a publicidade offline, que não é barata também! No caso do estímulo para a segunda venda, o esforço pode ser bem menor.

Há muitas empresas no Brasil que possuem cadastros de clientes que frequentemente compram em seus comércios e estão ligados à marca muito mais por uma experiência positiva (o que é ótimo) do que um esforço de recompra.

Você pode estimular essa primeira experiência ainda mais depois da primeira compra. É aí que entra o email marketing novamente. Imagine o cliente comprar um produto pela primeira vez em uma loja física, por exemplo, e ao chegar em casa receber um email, agradecendo e dando boas vindas. O cliente pode até não dar muita atenção, mas vai se lembrar disso.

Para a recompra, você pode estimular ainda mais o cliente. Tem clientes que, principalmente em lojas físicas, pedem para o vendedor avisar da chegada de um produto A ou B. O email marketing pode fazer esse trabalho sem precisar da ajuda da memória de algum vendedor.

Produtos como suplementos alimentares, roupas íntimas, calçados e alimentos saudáveis (sem glúten, pouco sódio, etc) são bons geradores de recompra. Um cliente comprou um alimento sem glúten vai precisar comprar novamente em breve. Estimule a recompra! Ou então, uma compra do tipo assinatura! O mesmo com suplemento alimentar. Alguns duram em média 30 dias ou até menos. Você tem um plano de recompra para esses casos?

Se você tem um software em modelo SaaS (software como serviço), por exemplo, trata-se de um serviço com base em assinaturas. Assim, você pode utilizar o email marketing como apoio para que consiga a renovação de assinaturas.

O bom atendimento também pode estimular a recompra. Dessa forma, você não precisa ter somente emails com promoções e propagandas. Os emails institucionais, que estimulam práticas de determinadas atividades ou transmitem informações interessantes ajudam, e muito, aumentar a taxa de recompra. Pense no modelo que se adapta e fale com a gente.

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