E-mail Marketing , Gestão de Base
Obtendo o Opt-in da sua lista de E-mail Marketing
23/06/2015
Na semana passada, falamos sobre como refinar sua base de emails para obter mais resultados. Hoje, nós vamos explicar sobre como você pode conseguir a sua base!
Esqueça:
- Comprar base (aquele CD no camelô, aquela promessa fantástica de "desses 1 milhão se 1% abrir...");
- Criar base através de hakings - invasões, vírus, dentre outras táticas abusivas;
- Abusar de táticas de correntes de emails, técnica totalmente amadora.
O pensamento
Precisamos ter em mente que nossos emails não podem ser considerados indesejados pela plataforma do cliente. Muito menos por quem vai ler. O email precisa ser atrativo e ter usabilidade, mas nada disso adianta se quem receber não estiver interessado. Por isso, sempre antes de pensar na campanha é necessário pensar em construir uma base de emails que corresponda ao real interesse das pessoas pela marca. Existem algumas estratégias para gerar esse interesse, de modo que as pessoas queiram receber os emails e quem sabe até efetuar transações mediante oportunidades.
Modelos populares de opt-in
- Ebooks - geralmente, o publicador oferece um e-book em troca do cadastro com nome, email e, geralmente, informações como: aniversário, cidade, etc. Tudo depende do objetivo e daquilo que o lojista precisa. Costuma ser a estratégia mais justa, pois se realmente a pessoa estiver interessada no material, vai aceitar fornecer seu email e mais alguns dados para futuras comunicações. A seguir, um exemplo bacana desse tipo de estratégia: trata-se de um pdf com estatísticas de mercado. Para obtê-lo, você coloca seu email, nome e concorda ou não em receber outros informativos
- Janela de cadastro - são aquelas janelas que abrem a primeira vez que o usuário entra no site, pedindo nome e email. Essa janela, na maioria das vezes, é ignorada pelo cliente, mas costuma gerar um bom número de cadastros. Atente-se para o fato de que isso não pode ocorrer sempre! Não seja chato com o seu cliente, ofereça a possibilidade e, caso ele não queira, não mostre essa janela todas as vezes que ele entrar no site. Não peça novos cadastros para quem já é cliente também.
- Término de cadastro - o cliente realizou uma transação. Para isso informou: email, nome, CPF, endereço e tudo mais. Antes do término de cadastro, ofereça a possibilidade de receber informativos, assinalando isso através de checkbox.
- Meio físico - através de eventos, muitas vezes as empresas projetam modelos de prospecção de emails, em concursos, sorteios ou até consultoria/bate papo rápido. Por exemplo: em um evento sobre marketing digital, uma empresa pode, em seu espaço, disponibilizar uma urna de acrílico para que os visitantes depositem seus cartões de visitas e, posteriormente, utilizar deles para alimentar sua base de emails e direcionar comunicações para esse público que participou do evento.
A lição que fica é: em sua estratégia para obter novos emails (e potenciais chances de negócios), não force a primeira comunicação. Siga uma linha, uma história. O primeiro email precisa fazer sentido na cabeça de quem recebe. O potencial cliente precisa entender o contato, algo como "esse é o pessoal que conheci na feira de negócios", "esse foi o site que me cadastrei" ou então "comprei aqui uma vez e estão me oferecendo um cupom". Caso contrário, será como falar para um público desinteressado