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E-mail Marketing , WhatsApp Marketing

Email Marketing e WhatsApp Marketing: Como integrar as duas estratégias?

23/11/2021

A grande popularização do WhatsApp mudou a forma como as pessoas trocam mensagens pelo celular e se comunicam com amigos, familiares e até com clientes. O impacto se estendeu às estratégias de marketing, criando-se uma falsa dicotomia entreEmail Marketing e WhatsApp Marketing.

Tendo em vista tais impactos no relacionamento com usuários e potenciais clientes, neste texto, vamos mostrar como as duas ferramentas podem e devem ser integradas para alcançar resultados ainda mais relevantes.

Isso porque, à medida que os canais de comunicação se diversificam, o marketing digital precisa ser mais agregador e também precisa se renovar para se manter efetivo.

Assim, as empresas têm que investir em maneiras de potencializar a visibilidade na web. Nada melhor para isso do que elaborar planos conjuntos usando técnicas de e-mail marketing e WhatsApp.

Acompanhe os tópicos que compõem o material e conheça as funções e vantagens de ambas ferramentas. Saiba, também, como usá-las de forma integrada e eficiente.

Conheça o e-mail marketing

A base dessa estratégia é o envio automatizado de e-mails para uma lista de contatos. É a mesma lógica das cartas tradicionais, potencializada pelas ferramentas tecnológicas.

Com o advento das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, pode parecer que o e-mail é um meio de comunicação menor hoje em dia.

No entanto, ela ainda é consolidada como uma modalidade informacional amplamente utilizada por milhares de pessoas.

As técnicas de marketing do início da web, costumeiramente invasivas, fizeram com que a reputação do e-mail marketing sofresse danos ao longo dos anos.

Contudo, na atualidade, profissionais de empresa de prestação de serviços para condomínios e outros ramos têm investido em abordagens de maior qualidade.

Com isso, o e-mail contemporâneo voltou a funcionar com lógica semelhante à presente nas cartas: um contato direto, humanizado, personalizado e realmente agregador.

Por que fazer e-mail marketing?

O disparo de campanhas de marketing por e-mail tem uma série de vantagens e benefícios importantes para os negócios.

Elencamos as principais motivações para incorporar essa técnica ao esquema de divulgação de aulas decurso de photoshop avançado presenciale outros empreendimentos, confira.

Há mais de 4 bilhões de usuários de e-mail ao redor do mundo. Ter um endereço de e-mail é praticamente obrigatório para navegar pela internet.

Nem todo mundo está presente em redes sociais, mas a grande maioria das pessoas certamente têm um endereço de e-mail e o usa diariamente.

Logo, apostar no relacionamento comercial por e-mail é uma estratégia que pode garantir um alcance muito alto. Inclusive, mesmo para aquelas que possuem alguma rede, o contato pode ser ainda mais otimizado.

Ainda pensando nas redes sociais, cada post publicado no Facebook ou no Instagram no geral pode não chegar a todos os usuários previstos.

Isso acontece porque esses sites usam algoritmos para proporcionar o conteúdo mais relevante de acordo com o perfil do usuário, o que inclui:

  • Páginas curtidas;

  • Posts compartilhados;

  • Comportamento de amigos;

  • Palavras pesquisadas.

Ou seja, não há realmente como prever quantas pessoas que pesquisaramconserto da entrada do carregador preço iphone, por exemplo, vão ver o anúncio nessas plataformas.

Com o e-mail marketing isso é uma realidade: basta fazer uma lista de contatos e enviar e-mails para ela.

O layout padrão do corpo do e-mail pode ser personalizado. Tudo depende da intenção e da criatividade da empresa.

As mensagens não têm limite de caracteres, é possível incluir imagens, vídeos e GIFs, e até mesmo usartemplates especiais.

A diversidade de opções estéticas faz do e-mail uma oportunidade e tanto para investir em estratégias comunicativas inovadoras.

Conheça o WhatsApp

É o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários.

Desde, pelo menos, 2014, o WhatsApp vem revolucionando a comunicação interpessoal.

O aplicativo é presença cativa na vida dos usuários de smartphones. Com ele, não é preciso se preocupar com o preço de ligações interurbanas ou até mesmo internacionais. Basta salvar o número de contato e começar a conversar com ele em tempo real.

Não é à toa que, mais recentemente, o WhatsApp Business foi colocado no ar. Trata-se da versão criada especialmente para pequenos e médios negócios.

Com o WhatsApp Business, a empresa de ERP Microsiga pode programar mensagens automáticas, organizar os contatos e muito mais.

Por que usar o WhatsApp no marketing?

Como você pode perceber, o aplicativo de troca de mensagens também pode ser um aliado fundamental das estratégias de marketing.

Existem várias vantagens que apontam para isso. Prossiga a leitura para conhecê-las e começar a usar o WhatsApp como ferramenta de trabalho hoje mesmo.

No passado as marcas fabricantes de portões possuíam um número de telefone para atender ao cliente, o famoso SAC.

A possibilidade de conversar com um atendente pelo telefone segue sendo muito importante.

No entanto, ter a opção de mandar uma mensagem e resolver qualquer problema assim é também muito atraente. Assim, questões simples, como quanto custa um portão de alumínio para garagem, podem ser respondidas rapidamente. 

Essa vantagem se amplia quando pensamos na grande popularidade e acessibilidade dos smartphones.

Sendo assim, o WhatsApp aplicado ao marketing traz mais agilidade ao atendimento, o que é sempre bem-vindo.

Considerando que as pessoas usam o WhatsApp para conversas particulares, o aplicativo já é bastante familiar.

Uma empresa decabeamento estruturado precisa se aproveitar dessa característica.

O contato próximo é sempre vantajoso, pois traz mais credibilidade à empresa e segurança ao cliente, além de trazer essa sensação de proximidade e disponibilidade. Assim, é importante tomar cuidados adicionais para não ser invasivo ou inconveniente.

O ponto principal para isso é obter a autorização expressa do usuário para entrar em contato com ele pelo telefone.

Fazer o monitoramento da jornada de cada cliente demanda rapidez e segmentação especial.

Devido à praticidade e imediatismo típicos do app, o WhatsApp é certamente um instrumento vital para fazer esse acompanhamento.

Quanto mais rápido for o contato da equipe de vendas com o lead interessado em contratar o serviço decabeamento estruturado residencial, mais provável vai ser a conversão.

Como integrar e-mail marketing e WhatsApp?

Se tanto o e-mail quanto o WhatsApp continuam parecendo ferramentas totalmente diferentes, agora essa impressão vai ser desfeita.

A verdade é que ambas podem ser integradas de forma sincronizada e complementar para, assim, alçar a visibilidade de marcas a um novo nível, mas consistem em materiais e tipos de contatos distintos.

Os tópicos que vêm logo a seguir trazem insights e ideias sobre como isso pode ser feito, acompanhe.

O e-mail tem uma capacidade muito maior de alcance massivo, enquanto o WhatsApp é mais adequado para contatos individuais e personalizados.

Ou seja, cada uma das plataformas traz benefícios para a atuação dos fabricantes depiso para frigorífico.

Então, o ideal é aproveitar os pontos fortes e usá-los de maneira planejada para atender às necessidades da empresa e da base de clientes.

Não é preciso escolher apenas uma delas, em resumo. O uso simultâneo melhora a presença da empresa na internet e dá mais opções para os consumidores.

Toda boa campanha de marketing deve prever o uso de mais de um canal de comunicação para ser realmente eficaz.

No caso do WhatsApp e do e-mail marketing, é possível atuar de forma que os dois canais se complementem na hora do atendimento.

Os dados cedidos pela base de leads podem ser organizados em uma lista de contatos armazenada no WhatsApp, por exemplo.

Ao fazer isso, os profissionais dedicados ao atendimento têm a possibilidade de manter as informações devidamente catalogadas e acessíveis, o que otimiza sensivelmente o processo.

O e-mail e o WhatsApp possuem recursos próprios para enviar mensagens automaticamente.

O atendimento automatizado é uma tendência consolidada no comércio digital. Representa vantagens importantes em termos de rapidez, instantaneidade e resolução de problemas.

A empresa pode programar mensagens específicas para quando alguém entra em contato com o WhatsApp fora do horário comercial.

No e-mail, a automação é muito utilizada para enviar ofertas, newsletter e outros tipos de conteúdo personalizado.

Conclusão

Fazer marketing usando e-mail e WhatsApp não é tão oposto como pode se pensar a princípio, mas também não consistem em um mesmo tipo de ação de marketing e canal de contato, demandando atenção às suas especificidades.

Deste modo, o conteúdo trazido neste texto demonstra o que é cada um desses suportes e dá exemplos das formas de fazer a integração dessas ferramentas com qualidade para um bom contato com o cliente, bem como quais as principais vantagens de fazê-lo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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