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SMS Marketing

SMS Marketing: Confira as melhores dicas para usar na sua campanha

11/08/2021

SMS Marketing é uma estratégia antiga, mas que continua sendo muito eficaz para negócios de diversos segmentos. Afinal, de todas as pessoas que recebem SMS, 90% abrem a mensagem em até 3 minutos.

Além disso, as taxas de abertura são de 97%, enquanto o e-mail marketing tem uma taxa de abertura de apenas 22%. Quando avaliamos esses números, podemos concluir que o SMS marketing é uma estratégia eficiente.

E se analisarmos bem as taxas de abertura, podemos dizer que seu uso chega a ser imperativo para os negócios. O cliente tem muito mais chances de receber sua mensagem do que por qualquer outro meio.

Uma das razões para isso acontecer é que as pessoas estão com o celular o tempo todo. Então, é muito simples e prático abrir um SMS quando ele chega.

Outro motivo para que cada vez mais empresas usem essa estratégia é que ela é economicamente mais acessível, portanto, é mais barata do que outras ações de marketing que você pode investir.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é SMS Marketing, quais são as melhores práticas e suas vantagens. Confira!

O que é SMS Marketing?

SMS é uma sigla para Short Message Service, um serviço de mensagem via celular muito usado há anos. O SMS Marketing, por sua vez, é uma estratégia que se baseia no uso dessas mensagens para a comunicação entre empresas e clientes.

Por meio do celular, conseguimos manter contato com os clientes a qualquer hora do dia ou da noite, por meio de uma estratégia eficiente, barata e mais acessível do que tantas outras que conhecemos.

Por isso, uma empresa de automação residencial, por exemplo, assim como qualquer outra companhia,  investe nessa ação, como forma de se relacionar com seus potenciais clientes.

É possível enviar mensagens para informar algo ao destinatário, como links para acessar faturas, confirmar um pedido de compra, enviar códigos para alterar senhas, dar as boas-vindas, dentre outras possibilidades.

Em vendas, o SMS Marketing é muito útil para avisar sobre uma promoção, fazer uma oferta, dentre outras maneiras que a empresa achar necessário.

Agora que você já sabe o que é SMS Marketing, no próximo tópico, vamos mostrar algumas das melhores práticas para usá-lo. Continue a leitura.

Dicas de SMS Marketing para o seu negócio

Essa estratégia é naturalmente eficaz, mas ela pode ficar ainda melhor se você souber como usá-la do jeito certo. Então, algumas boas práticas são:

Atentar-se à ortografia

Mesmo que a mensagem seja curta, ela precisa ser bem escrita, caso contrário, pode prejudicar a imagem da empresa e causar a sensação de falta de profissionalismo.

Uma boa escrita é a base para qualquer ação de marketing, e quando vamos escrever um texto pequeno, isso é ainda mais importante, pois não temos muito espaço para fazer toda a comunicação.

Erros ortográficos são tão prejudiciais para o negócio, que os leitores talvez nem levem a sério o conteúdo por causa disso. Pior ainda, pode ser interpretado como uma tentativa de golpe, já que isso é muito comum via SMS.

Portanto, é necessário fazer como, por exemplo, uma empresa de Engenharia Elétrica e escrever muito bem o conteúdo da mensagem.

Usar listas direcionadas

Ao usar o VoIP, você acessa informações importantes relacionadas às preferências de seus clientes. É uma forma de direcionar suas campanhas a contatos selecionados, baseando-se em seus interesses.

Use informações de seus leads para saber quais são suas preferências, assim, fica mais fácil enviar promoções e campanhas, de acordo com o interesse deles. Isso faz do SMS uma verdadeira ferramenta de pré-venda.

Ser objetivo e correto

Uma das principais características do SMS é sua objetividade, então, vá direto ao ponto, para que o contato compreenda o que você quer dizer.

Mas isso não significa que você pode usar abreviaturas, como “vc”, muito comuns em uma comunicação informal. Na verdade, esses termos podem até ser usados, mas isso depende do público-alvo.

O ideal é que uma empresa de climatização, por exemplo, avalie qual é a receptividade do público e em que momento ela pode usar as abreviaturas.

Usar boas palavras-chave

Uma palavra-chave bem escolhida pode falar muito mais por sua campanha do que uma frase inteira. Sendo assim, em suas campanhas de SMS, é válido empregar as estratégias de SEO.

Selecione os termos mais favoráveis e que permitam uma identificação imediata de quem é a sua empresa e qual é a solução que ela oferece.

Segmentar o público

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, defina qual é o público que deseja impactar, considerando suas principais características.

Para trabalhar bem essa estratégia, umaempresa de topografia, por exemplo, deve considerar tudo que possa ser importante para a sua campanha, visando as seguintes informações do destinatário:

  • Gênero;

  • Faixa etária;

  • Classe social;

  • Hábitos de consumo.

Essas e outras informações são essenciais para que as ações de SMS Marketing tragam os resultados esperados.

Enviar em horário comercial

Não envie as mensagens fora do horário comercial. É desagradável, por exemplo, acordar às 6 da manhã no domingo, com a notificação de uma mensagem com uma propaganda.

Mesmo que a proposta seja muito interessante, o cliente vai se sentir irritado e perder totalmente o interesse. Então, nada como ter bom senso e enviar mensagens em horários apropriados.

Aliás, o horário é um dado muito importante para qualquer estratégia de marketing, e ele faz toda a diferença em seus efeitos.

Não fazer spam

O objetivo de um fabricante debarreira acústica é chamar a atenção do cliente para o seu produto. Quando falamos sobre chamar atenção, não significa que você pode ser inconveniente e exigir que o cliente preste atenção em você.

Assim sendo, evite o spam, pois isso pode render bloqueios, e quando acontece, é muito difícil recuperar os contatos.

Ter autorização de envio

É imprescindível respeitar a vontade do cliente, principalmente quando ele não quer mais receber mensagens. Se isso acontecer, não insista, pois isso pode afastá-lo ainda mais da sua marca.

Consequentemente, ela perde o respeito e a consideração por parte dos consumidores, o que leva a situações bem piores, como no caso de o cliente falar mal da sua empresa para outras pessoas.

Criar conteúdo atrativo

Mesmo que o SMS Marketing tenha uma grande taxa de abertura, uma empresa de, por exemplo,gestão de condomínios deve continuar se preocupando em enviar conteúdos de boa qualidade.

É necessário ser criativo para instigar a curiosidade do destinatário e fazer com que ele queira saber mais sobre a oferta. Sendo assim, crie textos com linguagem simples e atual, de modo que o seu negócio esteja sempre próximo de seus clientes.

Vantagens do SMS Marketing

Trabalhar com essa estratégia traz muitas vantagens para as organizações. Então, dentre as principais, temos:

Conteúdo personalizável

As organizações podem usar os bots para divulgar amplamente seus conteúdos, personalizar o cabeçalho e alterar informações, para que a mensagem seja adequada aos interesses do destinatário.

Com isso, todo o trabalho com a campanha de SMS marketing facilita o processo de fidelização, além de ser muito mais dinâmico e escalável.

Fácil de mensurar

Por exemplo, uma empresa devenda de grupo geradores tem muito mais facilidade ao escolher os indicadores para acompanhar a eficiência de suas ações em SMS, uma vez que elas se limitam às listas utilizadas no cadastro.

Uma das métricas mais usadas é a taxa de abertura. Já que as campanhas precisam ser segmentadas, você consegue saber qual é o nível de aceitação desse tipo de comunicação com cada perfil consumidor.

Mas nada impede que você faça análises mais complexas, por exemplo, acompanhando o histórico recente de compras após o recebimento do SMS.

Melhor custo-benefício

O investimento para enviar uma boa quantidade de SMS é baixo, principalmente se você considerar a quantidade de pessoas impactadas.

Por meio dessa prática, uma empresa deconjunto de ar mandado pode receber mais retorno de seus clientes, por conta do aumento das vendas. Assim sendo, estamos falando de uma ação barata e muito compensadora.

Alta taxa de abertura

Por fim, uma das maiores vantagens dessa estratégia é a alta taxa de abertura, visto que o conteúdo é lido pela maioria dos receptores.

Ele utiliza o mecanismo que está mais próximo e que tem mais atenção dos consumidores: o smartphone. E juntamente com um conteúdo compacto, o número de pessoas impactadas é bem maior.

Conclusão

Hoje em dia, as companhias podem contar com excelentes estratégias de marketing, mas uma das que mais fazem sucesso, sem dúvidas, é o SMS Marketing.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre ele e ainda viu quais são suas melhores estratégias. Ao colocá-las em prática, com certeza seu negócio vai obter ótimos resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blogGuia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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