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Whatsapp marketing: Saiba o que é e como funciona

02/07/2021

WhatsApp Marketing é uma ferramenta que vem crescendo muito ao longo dos anos, bem como que vem influenciando cada vez mais pessoas a começarem carreiras de empreendedorismo. Afinal, ficou fácil escolher o aplicativo ideal para os negócios.

Então, pensando nisso, o texto de hoje abordará como essa estratégia funciona, como é utilizada e quais as vantagens que a sua empresa pode ter ao decidir investir nessa ferramenta que vem crescendo muito.

A tecnologia e a internet andam lado a lado com o marketing e, mesmo que sejam utilizadas das mais variadas formas, desde gestão de infraestrutura de ti até mesmo na melhoria de processos, sempre existe algo novo no mercado que pode ser bem utilizado.

Todos os dias estão sendo desenvolvidas novas ideias ou formas de marketing, utilizando ou não tecnologia, e isso varia dependendo da empresa, ramo de atuação, objetivos e metas de cada uma, podendo cada negócio se diferenciar muito de outro.

Com o crescimento rápido, tanto de popularidade quanto de eficiência, não demoraria muito para que o WhatsApp começasse a aumentar as suas possibilidades como ferramenta, seja para entretenimento e comunicação ou para o meio profissional de marketing.

Desde empresas que realizam serviços de portaria até mesmo pessoas comuns utilizam o WhatsApp, e ele se transformou de um aplicativo unicamente de conversa e troca de mensagens para uma plataforma enorme com diversas possibilidades.

Não é à toa que existe uma possibilidade de transformar a sua conta dentro do aplicativo para inteiramente comercial, adquirindo benefícios que somente aqueles que aderirem a essa alternativa conseguiriam.

Sendo assim, vamos verificar no próximo tópico o que é um WhatsApp Marketing, como ele funciona e como você pode utilizá-lo para divulgar os seus serviços de soluções em internet, por exemplo, ou outros que sejam totalmente diferentes.

O conceito do WhatsApp Marketing

O WhatsApp marketing nada mais é do que a utilização do aplicativo para aumentar o alcance de sua marca e, junto do WhatsApp Business, fazer um trabalho de qualidade, aumentando inclusive a sua proximidade com os seus clientes.

São diversas as pessoas e empresas que já utilizam o aplicativo dessa forma, seja para cobrar alguém de alguma coisa que tenha esquecido de entregar ou até mesmo, através do perfil comercial, para se comunicar com os clientes de forma mais profissional.

O mais interessante é que o aplicativo é gratuito e, independentemente se sua empresa oferece serviços de locação de tendas ou de tecnologia, qualquer cliente ou lead pode baixar o app e se comunicar, precisando apenas de um celular com chip e acesso à internet.

Em outras palavras, fazer marketing pelo aplicativo utilizando o WhatsApp Business tem sido uma ótima estratégia, principalmente para pequenas empresas ou iniciantes na área, por não precisar de muito investimento de capital.

Dessa forma, o seu direcionamento e estratégias de campanhas só tendem a crescer, até o momento em que conseguir, caso queira, investir em algo mais caro e grandioso, que suporte uma empresa média ou superior.

Mesmo que o seu negócio seja voltado para placas de acessibilidade, por exemplo, com a utilização correta do WhatsApp, você consegue: 

  • Melhorar o seu relacionamento com o cliente;

  • Mostrar profissionalismo, mesmo sendo uma empresa pequena;

  • Aumentar a versatilidade de conteúdo enviado pelo aplicativo;

  • Todas as informações são adquiridas em tempo real.

Não são muitas as empresas que estão utilizando ao máximo o potencial do WhatsApp e, mesmo as que utilizam, são pouquíssimas, sendo que esse pode ser um dos maiores diferenciais que você pode oferecer em um mercado tão competitivo.

Qualquer empresa iniciante precisa mostrar a que veio, mesmo que o produto comercializado seja sensor de nível. Ademais, a comunicação com os interessados de forma mais amigável e personalizada pode ser o essencial para o crescimento mais rápido.

Não apenas isso, mas a divulgação de promoções vem sendo muito utilizada por todos os tipos de empresa, afinal, quando a mensagem é enviada pelo aplicativo, estudos da Digital Defynd apontam que 70% das pessoas abrem e visualizam a conversa.

Ou seja, a chance de sua empresa ser ignorada ou não respondida é consideravelmente melhor e, em casos de contato, é possível ter um feedback e resposta bastante rápida, evitando o longo investimento em um cliente que não se interessa pelo serviço.

Em outras palavras, a chance de ter uma conversão é maior e os vendedores estarão em contato com Leads mais qualificados e que já estão dispostos a negociar, aumentando a otimização do tempo hábil do vendedor.

E por fim, outro ponto interessantíssimo, independentemente se a sua empresa trabalha com guia de corda ou produtos tecnológicos, é a utilização da lista de transmissão que consegue mandar a mesma mensagem para várias pessoas diferentes.

Vantagens de utilizar o WhatsApp Marketing

Assim como qualquer decisão empresarial, para que um negócio decida utilizar alguma estratégia, investindo tempo e capital, ela deve dar algum tipo de retorno a curto, médio ou longo prazo, podendo ser em forma de dinheiro, otimização de tempo ou alcance.

Sendo assim, confira agora algumas das vantagens que o WhatsApp pode te fornecer caso decida utilizá-lo como ferramenta de marketing:

01 - Possibilidade de viralização muito grande

Utilizado principalmente por pessoas que não querem gastar com um espaço online, o WhatsApp pode ser extremamente útil para se fazer marketing, e tem um potencial de viralização imenso, mesmo que o assunto seja sistema para restaurante.

Dessa forma, através de vídeos, fotos e, até mesmo, textos, pode ser possível fazer com que mais pessoas conheçam sua empresa, seja por uma propaganda muito bem pensada ou com teor mais engraçado. Então, tudo dependerá de sua estratégia.

Portanto, já que não será necessário investir dinheiro na divulgação para as mais variadas pessoas, utilize o tempo disponível e invista em criatividade e ideias boas, e utilize isso como ferramenta para que as pessoas conheçam melhor a sua marca.

02  - Possibilidade de atingir várias pessoas ao mesmo tempo

Como mencionado anteriormente, através do envio de WhatsApp Marketing da MailerWeb, você e sua equipe conseguem enviar a mesma mensagem para várias pessoas de uma só vez, diminuindo o tempo que levaria para mandar para cada um individualmente.

Porém, é bom tomar cuidado para não automatizar demais a ideia e acabar gerando o efeito contrário em seus clientes, e fazer com que pensem que a sua empresa enxerga todos da mesma maneira, ou seja, que ele é só mais um no meio da multidão.

A ideia principal é utilizar o bom senso pois, independentemente do meio em que se trabalha, o cliente gosta de se sentir respeitado e ter um bom atendimento. Enviar muitas mensagens automatizadas ao longo da semana pode fazer com que ele se incomode.

03 - Criar grupos de conversas

Uma das maiores vantagens que o WhatsApp pode oferecer como ferramenta de marketing é a criação de grupos únicos com os seus clientes. Quando o seu negócio é pequeno, isso funciona de forma ainda mais eficiente e consistente.

Isso porque, ao estar no mesmo grupo que as pessoas interessadas no negócio, você consegue saber os problemas que elas normalmente enfrentam, como resolver e ter um feedback rápido e imediato sobre tudo que está acontecendo.

Dessa forma, você consegue também agir igualmente rápido para oferecer o que o cliente precisa, antes mesmo dele pedir a você e a sua equipe. Porém, outro elemento também pode te ajudar bastante é a coleta de dados.

Estando no mesmo grupo que seus clientes, será possível entender o que eles querem, quando querem e a forma que querem, fazendo com que você seja efetivo tanto no marketing quanto na criação de conteúdo.

Considerações finais

No texto de hoje, ficou bastante claro sobre como o WhatsApp marketing funciona, como ele está totalmente integrado com o WhatsApp Business, o impacto que ele causa na sua empresa e algumas vantagens ao utilizar a ferramenta.

Embora todos os tipos de negócio consigam utilizá-lo de uma ou outra maneira, são as pequenas empresas que melhor se beneficiam do seu uso, principalmente pelo baixo custo de investimento e alto índice de alcance e possibilidades.

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto e adapte-as à realidade de sua empresa, descartando o que não funcionaria tão bem e aproveitando o que se encaixa como uma luva nesse contexto.

Agora, resta apenas planejar e começar a expandir o seu negócio usando essa ferramenta que está cada vez mais em alta e tem um enorme potencial para te ajudar a fazer a diferença no ramo de atuação do seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blogGuia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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