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Descubra como encontrar o melhor horário para enviar o e-mail marketing

19/06/2021

e-mail marketing é uma importante estratégia de marketing digital. Suas funcionalidades ainda são muito necessárias para qualquer empresa que deseja se manter relevante no mercado em que atua.

Apesar de atualmente a maioria das pessoas passarem mais tempo em sites ou redes sociais, o e-mail ainda possui muita relevância. Inclusive, é através do email que comunicações importantes são realizadas, como a oferta de um software para loja.

Por isso, não é incomum que as pessoas chequem sua caixa de entrada pelo menos uma vez por dia, dando muito mais atenção a esse tipo de mensagem, do que uma mensagem solta em um aplicativo de comunicação ou em uma rede social.

Como não transformar o e-mail em spam?

Entretanto, você deve tomar cuidado para não acabar transformando seu email emspam. Esse tipo de correspondência eletrônica é muito prejudicial para a empresa, uma vez que indica que o conteúdo é de baixa qualidade e não deve ser visualizado.

Muitas vezes, um email emspam nem mesmo aparece para o cliente, sendo barrado pelos algoritmos dos provedores de serviços de correio eletrônico. Assim, é importante garantir que você terá qualidade e assertividade na hora de usar essa estratégia.

Para garantir que seu conteúdo não se transforme em lixo eletrônico, duas ações são fundamentais. A primeira é criar um conteúdo de qualidade, que chame a atenção de seus clientes. A outra é saber quando enviar o conteúdo de sua administradora predial.

O conteúdo do email deve ser chamativo e apresentar qualidade, se não acaba sendo descartado. Para conseguir esse tipo de recurso, você pode contar com alguns elementos especiais, por exemplo:

  • Textos em copy;

  • Chamadas para ação;

  • Ofertas e promoções;

  • Um bom layout.

Outras formas de fazer um e-mail marketing de qualidade

Entretanto, além de todos estes elementos, é importante saber a hora exata de enviar o email e conseguir conquistar um público muito maior para sua empresa, uma vez que o material terá muito mais efetividade em sua produção.

Para escolher o melhor horário para a criação de email marketing, o primeiro ponto é identificar seu público. Através do entendimento de seu público-alvo, você consegue resultados muito mais expressivos com seu material de comando e sinalização.

O público-alvo é o grupo de pessoas que tem interesses e gostos em comum, com um grande potencial de entrar em negociação com sua empresa. Essas pessoas possuem rotinas similares, muitas vezes, identificando horários onde as ações serão mais efetivas.

Para deixar ainda mais personalizado seu estudo sobre isso, a criação de personas pode ser uma boa possibilidade. Ou seja, são figuras fictícias criadas a partir de dados coletados de seu público-alvo, bem como de transações anteriores realizadas por suas empresas.

Uma persona é muito mais do que um amontoado de dados. É preciso dar vida e personalidade para ela se você quiser os resultados da análise. Por isso, além de informações como nome, endereço e profissão, é preciso pensar do ponto de vista psicológico.

Isso significa escolher medos, anseios e desejos para a persona. Inclui-se nesse quesito também os padrões e rotinas, como os horários onde ela costuma ler emails.

Dessa maneira, você terá uma base muito mais sólida para criar um conteúdo de qualidade nesse sentido para sua empresa de etiquetas adesivas, bem como para qualquer outro ramo que você atue.

Embora pareça uma solução razoavelmente simples, o entendimento sobre o melhor horário para envios de email é um processo bastante complexo.

Isso porque esse tipo de informação específica é difícil de identificar, mesmo segmentando bem seu público-alvo. Até mesmo suas personas, caso crie mais de uma, podem apresentar horários divergentes.

Entretanto, existem alguns elementos que podem ajudar a identificar o horário em que suas ações de marketing terão maior efetividade, garantindo assim que seu email será lido e aproveitado pela maior quantidade de pessoas.

Como conhecer melhor seu cliente?

Para entender os hábitos de seu consumidor, e identificar os pontos que precisam ser trabalhados para atingir o máximo de efetividade com seu e-mail marketing, você pode fazer uma análise rápida, principalmente ao aproveitar o conceito de suas personas.

Dessa maneira, você consegue identificar um pouco melhor a rotina de seu consumidor médio, identificando os horários mais relevantes para o envio de emails, garantindo assim a leitura e compreensão das informações apresentadas.

Entre os principais pontos estão:

Profissão do consumidor

Este é um ponto crucial para aumentar a efetividade de seus emails. Por conta das muitas variações de horário causadas por diferentes empregos e profissões, identificar o tipo de cargo que seu público-alvo costuma exercer é muito importante.

Isso porque a maioria das pessoas utiliza o email primordialmente para assuntos profissionais, então as chances de seu email ser lido na hora do envio são muito maiores se você enviar durante o período de trabalho do cliente.

Entretanto, profissões que costumam trabalhar em movimento, ou que não têm acesso fácil a um computador durante o expediente, podem escolher o começo ou o fim do dia para avaliar a caixa de e-mails recebidos.

Neste caso, é importante que você envie nos dois horários de início para identificar qual dos dois tem a melhor resposta. Assim, você conseguirá mais efetividade com suas ações para sua agencia de stands, ou qualquer outra.

Entenda o que você quer transmitir

A mensagem que você vai passar deve ter um objetivo. Existem diversas maneiras de aplicar o e-mail marketing em sua estratégia de negócios, e cada um deles depende de uma razão diferente para o envio do material.

Isso porque o consumidor precisa se comunicar com o email para ele ter efetividade. Então, se você deseja enviar uma newsletter, por exemplo, que requer um tempo maior para leitura, não é ideal que seja em um horário atarefado no trabalho.

Entretanto, uma oferta com um gatilho mental de urgência pode pegar o consumidor no momento certo se ele precisar tomar decisões rápidas, o que acaba tornando o horário ideal para esse tipo de comunicação.

Decida se quer falar sobre o profissional ou pessoal

Esse tipo de decisão tem um impacto direto no horário que você pretende atingir o cliente com seu e-mail marketing. Esse tipo de comunicação deve fazer sentido para o consumidor, ou não terá efetividade.

Quando você trabalha com ferramentas ligadas ao conteúdo profissional de um cliente, o ideal é que a mensagem seja enviada durante o expediente. É o horário ideal para uma consultoria fiscal, ou outra empresa, enviar seu conteúdo.

Entretanto, se você vende produtos ou serviços ligados à vida pessoal, deve considerar outro horário.

Isso porque um email profissional costuma receber muitas mensagens, e uma correspondência eletrônica que saia do conteúdo necessário para a execução do serviço pode acabar se perdendo entre as mensagens.

Por outro lado, um cliente dificilmente quer lidar com assuntos relacionados ao trabalho em seu horário de descanso, sendo muito mais propenso a aceitar outros tipos de conteúdos, como dicas de viagens, atividades de entretenimento e lazer, entre outros.

Existe um horário melhor para enviar e-mails?

Depois de conhecer melhor a rotina do cliente, você deve estar mais próximo do que ele pode considerar interessante na hora de enviar um email, garantindo que seu conteúdo seja lido.

Entretanto, existem alguns horários específicos que têm muita efetividade. Através de uma pesquisa sobre engajamento, você pode identificar aqueles que mais se adequam a sua empresa.

Vale lembrar que esse tipo de ação não é garantida, e isso depende muito mais do tipo de público que sua empresa possui e da relação deles com email marketing em geral. Pois bem, entre os melhores horários estão: 

Bom dia: 6h A.M

Este é um dos primeiros horários de pico para a leitura de e-mails.

Pessoas que costumam trabalhar respondendo e lidando com esse tipo de correio eletrônico, fazem a primeira checagem logo pela manhã, para garantir que não haja nenhuma urgência.

No meio da manhã: 10h A.M

Por ser o horário que a maioria das empresas está abrindo, este é considerado um dos maiores movimentos em relação a emails.

Aqui, a maioria dos funcionários de empresa dá mais atenção para o conteúdo, para garantir que estão em dia com suas atividades, sendo ideal para uma empresa deserviços contábeis apresentar seu material.

Boa tarde: 14h P.M

Este é outro horário muito comum, pois é o retorno do horário de almoço em muitas empresas. Por ter passado um tempo fora do escritório, as pessoas acabam confirmando se não há nenhuma novidade em seus emails.

Boa noite: 20h P.M

Depois de um dia agitado, muitas pessoas olham seus e-mails pessoais e até mesmo os de serviço, em busca de conteúdo mais pessoal e voltado a seus interesses.

Considerações finais

O email marketing é uma importante ferramenta para alavancar suas vendas e apresentar seu conteúdo para um público maior. Por isso, é importante ter assertividade em suas ações para obter o melhor resultado possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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