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Melhores formas de captar leads para suas listas de e-mail

25/10/2019

A captação de leads é um dos pontos de partida das estratégias de Marketing Digital. Ela depende de práticas desenvolvidas para gerar tráfego nos sites das empresas, atraindo os visitantes com conteúdos relevantes e educativos para convertê-los em Leads.

O Marketing Digital tem como um dos seus principais objetivos a geração de demanda para o consumo de produtos ou serviços oferecidos pelas empresas. Tratam-se de um conjunto de ferramentas para aumentar as oportunidades de negócios das empresas por meio de canais online.

Ao contrário do que muitos empresários ainda pensam, não basta investir na construção de um website. Atualmente os profissionais de marketing contam com outras possibilidades para a conversão dos visitantes em Leads, estreitando o relacionamento entre ambas as partes. 

O que são Leads?

 

Os Leads são aquelas pessoas que demonstraram interesse na marca ou em adquirir um produto ou serviço oferecido por ela. De uma maneira geral, eles podem ser vistos como potenciais clientes.

Eles são identificados no momento em que fornecem informações de contato específicas, geralmente em troca de alguma material. Essas informações, nome, endereço, e-mail, idade, etc, permitem à empresa o conhecimento sobre o seu público, além de facilitar o contato.

Para simplificar, pode-se dizer que o Lead é um usuário que está ao alcance da empresa, e pode passar a fazer parte do funil de vendas, trabalhado pelo departamento de Marketing e Vendas, com os objetivo de fechar os negócios.

 

Como captar leads para a lista de e-mail da empresa?

 

A geração de Leads é essencial para o sucessos das empresas em suas estratégias digitais, independente do segmento de atuação ou das dimensões do negócio. A captação espontânea, formando uma lista de contatos bem estruturada e qualificada, têm o poder de impulsionar ainda mais as ações e o alcance da marca.

Esse engajamento ajuda a fortalecer a relevância da empresa no meio digital, aumentando a notoriedade das postagens e anúncios das campanhas. Pode-se dizer que os Leads podem ser captados pelos seguintes canais:

  1. Site ou blog da empresa;

  2. Perfil nas principais redes sociais;

  3. Tecnologia em materiais impressos;

  4. Contato presencial, cada um com diferentes características.

 

1. Site ou blog da empresa

 

A captação de Leads por meio de sites ou blogs pode ser feita de três formas. A primeira é a criação de um formulário para cadastro no site; a segunda, o uso de pop-ups capturando a atenção e por fim, os contatos ou o uso de landing pages e hotsites.

 

Formulário para cadastro no site

 

Uma empresa especializada na instalação de piso intertravado colorido, por exemplo, pode inserir links um formulário em seu blog. Isso pode ser feito em todas as páginas, em uma página específica ou ao final de cada postagem.

Quanto mais curto for o formulário, maiores as chances de conversões. As pessoas tendem a perder o interesse em preencher fichas muito extensas. 

De uma maneira geral, recomenda-se a criação de formulário apenas com e-mail e, quando houver mais campos, que eles já sejam pensados para segmentar grupos. Assim é possível qualificar e separar os potenciais clientes por cidade, idade, sexo, desde que o formulário seja certeiro e objetivo.

 

Pop-ups

 

Quando utilizados de maneira pertinente, os pop-ups podem trazer resultados positivos. O serviço de terraplanagem de terreno, para exemplificar, pode ser vendido com iscas virtuais. 

Elas servem para oferecer cupons de desconto, vídeo aulas ou e-books sobre assuntos relacionados à construção, com o objetivo de atrair os contatos para o funil de vendas da empresa. Eles podem ser ativados quando:

  • O visitante chegar ao fim da página;

  • Se o visitante demonstrar que quer sair da página;

  • Se o visitante parecer inativo na página;

  • Se o visitante ler o conteúdo mas não realizar nenhuma ação.

 

Landing pages e hotsites

 

Para usar o site da empresa para aumentar a conversão de contatos, também pode-se utilizar landing pages e hotsites. Nessas páginas, a serralheria especializada em porta de aço automatizada, por exemplo, pode investir em um design único e as informações pertinentes para influenciar o visitante a cadastrar o seu contato. Elas costumam ter o foco no formulário e um botão de conversão destacado.

Outra possibilidade para o uso de landing pages ou hotsites são breves textos ou comentários, ou imagens. A ideia é informar ao potencial cliente o seu objetivo, divulgando qualidades da marca ou dos produtos e serviços, como a instalação de DPS em condomínios, por exemplo, que pode proteger o patrimônio de problemas elétricos, contra surtos.

 

2. Perfil nas principais redes sociais

 

Hoje em dia é imprescindível que as empresas garantam visibilidade online nas redes sociais, que são utilizadas por todos os tipos de públicos.

 

Cadastro em aplicativo com conta de mídias sociais

 

Para aproveitar as plataformas para cadastrar Leads é preciso chamar a atenção para o formulário. Algumas ferramentas até disponibilizam a opção de cadastro do contato por formulários das redes sociais. 

Nesses casos, as empresas podem utilizar aplicativos integrados, facilitando a captura de contatos diretamente pelas mídias sociais. Assim, as empresas podem encontrar mais facilidade para captar clientes para serviços como a limpeza de colchão a seco, entre outros.

 

Call to Action nas redes sociais

 

Call to Action é a chamada para ação (em tradução livre do inglês) e pode ser usada para influenciar o visitante na tomada de decisões.

Em algumas plataformas, é possível adicionar botões especiais de ação na fanpage, aumentando a visibilidade, tanto no acesso via desktop quanto no acesso pelos celulares e tablets. Entretanto, quando essa opção não está disponível, é fácil utilizar CTAs em texto, seguidos de links de acesso para os formulários.

 

Anúncios nas redes sociais

 

As próprias redes sociais fornecem opções de anúncios para redirecionar os contatos para formulários. A grande vantagem é a possibilidade de alcançar públicos segmentados, de acordo com os requisitos estabelecidos pela marca. 

No caso de uma empresa especializada na sonorização de ambientes residenciais, por exemplo, o anúncio pode ser compartilhado com uma audiência de determinada região, idade e sexo, de acordo com o público da empresa.

 

Landing page para captação de Lead na Bio das redes sociais

 

As redes sociais são meios de comunicação bastante eficientes e próximas, ótimas para o relacionamento com clientes atuais e com futuros clientes. Se uma pessoa chegou ao perfil da empresa nas redes sociais, é bastante provável que ela esteja interessada nos serviços ou produtos que o empreendimento tem a oferecer.

Uma empresa que divulga a manutenção de fachada predial, por exemplo, com postagens com fotos e vídeos pelas redes sociais, pode deixar um link para a landing page do site na Bio. Esse local é a primeira coisa que uma pessoa vê quando entra na página da empresa.

 

3. Tecnologia em materiais impressos

 

Uma ideia para aproveitar materiais impressos ou físicos para a captação de Leads é o uso de QR codes. A tecnologia é a forma mais simples de conectar o meio físico à uma página na internet, por meio de uma câmera de smartphone.

Uma boa iniciativa para aumentar a conversão de potenciais clientes é o uso de QR codes em materiais como folders, embalagens, cartões de visita. Assim, a empresa pode direcionar o usuário a uma página informativa sobre a manutenção de geradores a diesel, para exemplificar, com formulário para inscrição. 

 

4. Contato presencial

 

Os empreendedores precisam ter sempre em mente que todo contato com o cliente deve ser aproveitado para a promoção da marca e criação de um relacionamento mais próximo.

Às empresas que possuem espaços físicos, sejam eles escritórios ou lojas, fica o compromisso de realizar um cadastro presencial dos Leads. Isso também pode ser feito em em eventos ou feiras, aumentando ainda mais a quantidade de contatos da empresa.

O cadastro presencial pode incluir o e-mail e alguns dados pessoais. 

A preferência sempre deve ser pelo e-mail pessoal, e não corporativo, para um contato mais íntimo e por mais tempo.

Em grandes varejistas, é válida a disponibilização de totens para a captação de Leads. Caso sintam interesse, as pessoas podem se inscrever e receber benefícios em troca do cadastro, que pode ser um desconto ou um brinde.

Contudo, as empresas devem sempre ter o cuidado de pegar somente as informações necessárias nesse primeiro momento. Depois, podem investir no relacionamento com o Lead, recolhendo mais detalhes sobre as suas preferências e hábitos com o passar do tempo.

Usando estes quatro canais adequadamente, é bastante provável que a empresa veja um crescimento em sua base de contatos. Isso facilita o aumento das vendas, para negócios de diversos segmentos. Ao focar em manter a base da lista de e-mails atualizada e engajada, fica mais fácil progredir com as estratégias de marketing por e-mail.

 

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