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E-mail Marketing , Gestão de Base

15 Dicas para melhorar sua entrega no Gmail

30/07/2019

O Gmail usa muitos algoritmos diferentes para determinar o posicionamento da caixa de entrada, bem como a entrega de suas mensagens. Esses algoritmos usam inúmeros pontos de referência, como engajamento, reclamações, endereços ruins para uma combinação de subdomínio de envio e domínio principal, domínio rejeitado e DKIM, endereço IP, conteúdo do corpo, branding, código-fonte etc. Por isso, quando você tem um problema, solução de problemas pode ser esmagadora. Veja abaixo as 15 principais práticas recomendadas que você deve seguir para evitar problemas no envio ao Gmail.
 

Opt-in: O Gmail recomenda a opção de adesão dupla ou confirmada quando possível. No entanto, o opt-in único é obrigatório. É importante que cada assinante aceite o fluxo de mensagens exato que está recebendo. Não é suficiente que eles optem por seu tipo de mensagem. Por exemplo: José opta por receber mensagens enviadas pelo JobSiteA. Isso NÃO significa que o JobSiteB pode começar a enviar mensagens para José e simplesmente porque é o mesmo assunto ou até mesmo de propriedade da mesma empresa controladora do JobSiteA. José tem que aceitar explicitamente as mensagens do JobSiteB.

 

1- Engajamento: A coisa mais importante a lembrar é enviar mensagens de e-mail marketing para os assinantes envolvidos com sua marca. Eles estão abrindo, lendo, clicando e interagindo com sua marca. Interagir pode significar comprar ou até mesmo se envolver com a discussão, dependendo do seu modelo de negócio. Desenvolva um processo de higienização de lista para remover regularmente os assinantes de e-mail marketing não engajados da sua lista de envio ativo.

 

2 - Higiene geral da lista:  Não continue enviando para endereços de e-mail que não existem mais ou que sejam rejeitados a entrega (a MailerWeb suprime emails inexistentes e inválidos). Não continue enviando e-mail marketing para assinantes que não abriram ou clicaram em um tempo razoável. Esse período de tempo depende realmente do seu modelo de negócios. Uma boa regra é que os assinantes ativamente engajados abrirão e / ou clicarão em suas mensagens diárias pelo menos uma vez em um período de 30 dias e pelo menos uma vez em suas mensagens semanais no prazo de 90 dias. Qualquer assinante que não tenha aberto ou clicado em suas mensagens nos últimos 12 meses deve ser permanentemente removido de sua lista, pois corre o risco de se tornar uma spam trap. Você pode utilizar nossa ferramenta de LeadScore para fazer essa higienização, o nosso LeadScore marca com um índice de estrelas as últimas 100 campanhas que você mandou para um determinado usuário, se ele não estiver interagindo, ele vai decaindo, e conforme decaindo você deverá remover esse assinante de seus envios.

 

3 - Monitore listas negras: O Gmail usa listas negras de terceiros (quais são desconhecidas) para determinar o posicionamento da caixa de entrada.

 

4 - Evite encurtadores de URL: O Gmail bloqueará a maioria deles se usado em correspondências em massa, especialmente bit.ly.

 

5 - Opção de cancelamento de recebimento - Opt-Out: Torne mais fácil para os assinantes se desinscreverem da sua mensagem! As reclamações de spam não são compartilhadas de volta para você através de ciclos de feedback como outros provedores. Portanto, é crucial que seus inscritos cancelem a inscrição em vez de denunciar como spam. A MailerWeb implanta o cabeçalho de cancelamento de lista e suprime os pedidos de opt-out.

 

6 - Subdomínios: Use subdomínios diferentes que definem seus diferentes fluxos de email. (Exemplo: msg.seuddominio.com) Seja consistente. Não adicione muitos, pois você deseja desenvolver uma reputação para cada subdomínio. No entanto, lembre-se de que a reputação do domínio de nível superior também é importante.

 

7 - Envios de Warm-UP: Em geral, o aquecimento de IPs ou domínios quando há uma mudança é o foco dos profissionais de marketing. No entanto, o Gmail vincula a reputação a toda a configuração do DNS durante o aquecimento. A reputação está vinculada ao SPF, DKIM, configuração de IP, domínio, etc., portanto, é imperativo que você tenha sua configuração definidda antes de começar a enviar. Uma vez concluída e verificada pelo teste, não faça alterações a menos que esteja preparado para fazer outro aquecimento para a nova configuração. No gráfico abaixo, fornecemos algumas diretrizes de aquecimento de práticas recomendadas à medida que você introduz seu tráfego na rede do GMAIL:

 

Volumes de aquecimento do Gmail.

8 - Engajamento: A chave é enviar primeiro para o mais ativo e, em seguida, adicionar o menor engajado à medida que o volume se acumula ao longo do tempo.

 

Aba Promoções vs Aba Principal

Devido à introdução de pastas, o tráfego de assinantes agora pode ser entregue em locais adicionais e não apenas na caixa de entrada ou na pasta de spam. Não é como o deserto assustador de mensagens perdidasna pasta SPAM. Se você tiver uma linha de assunto interessante e uma marca com a qual seus inscritos desejam se envolver, a guia de promoções ainda oferecerá aberturas e cliques.

 

9 - Filtragem por usuário: Lembre-se de que, apenas porque algumas mensagens de assinante podem estar na guia de promoções, isso não significa que todas as mensagens do assinante estão na guia de promoções. A filtragem é feita no nível do remetente individual, não no nível de remetente em massa.

 

10 - Balanceamento entre Imagens e Texto: Mantenha o equilibrio entre imagens e texto. Se sua peça de e-mail possui muitas imagens é importante acrescentar texto em HTML. Filtros anti-spam são vorazes com mensagens que só contém imagens! O Gmail vê imagens como um sinal de uma mensagem promocional ou de spam. Você aumentára a quantidade de abertura ao reduzir o número de imagens em sua mensagem.

 

11 - Incentivar a interação: A conscientização do assinante é importante. Treine seus inscritos para esperar a mensagem e mova a mensagem para a guia Principal. As mensagens devem começar a ir para a aba Primária depois de alguns movimentos.

 

12 - Não envie uma promoção: Quando você precisar incentivar uma interação e falhar, envie mensagens de modo que não pareça uma promoção, tente incentivar interações com seu usuário.

 

13 - Personalize suas mensagens: Inclua o primeiro nome do leitor em sua mensagem para os inscritos do Gmail.

 

14 - Formato de carta: Crie o modelo do Gmail para parecer mais pessoal e natural, como uma carta de vendas.

 

15 - Sem calls-to-actions óbvios: A melhor maneira de não parecer uma promoção é ter no máximo 1 link e nenhum upsells ou RSS Feeds. Mantenha-o curto e simples como se conversasse com um amigo.

 

Sobre a guia Promoções: No que diz respeito a isso, se um assinante quiser sua mensagem na guia principal, ele poderá movê-la para lá e irá recebê-la depois de alguns movimentos. No entanto, as guias do Gmail não são novas e os inscritos sabem como eles funcionam e, muitas vezes, acessam essa guia para promoções nas quais estão interessados. A guia de promoções pode realmente funcionar a seu favor. Por exemplo, se um assinante estiver muito envolvido nas mídias sociais e receber um grande volume de notificações de mídia social, as mensagens de marketing podem se perder na caixa de entrada e separá-las na guia social podem ser um bônus, o que deixa sua mensagem visto no topo da guia de promoções, facilmente encontrado pelo seu assinante engajado. Apenas lembre-se de que se você enviar a seus assinantes o que eles querem e deixá-los querendo mais, eles irão para a aba de promoções para ver o que você tem a dizer!

 

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