Conteúdo relevante: o segredo para um e-mail marketing de sucesso
12/05/2017
O e-mail marketing é, dentre todos os recursos disponíveis hoje, a ferramenta mais assertiva na comunicação entre marcas e consumidores. Mas para explorar esse potencial, o e-mail marketing precisa ser tratado de forma estratégica, caso contrário ele será apenas mais um, em meio a tantos outros que chegam diariamente à caixa de entrada dos consumidores e lá ficam, sem nem se quer serem lidos.
Planejamento e criatividade são as palavras de ordem para aumentar a taxa de abertura dos e-mails. Para gerar leads e vendas, saia do comum. Procure oferecer conteúdo relevante em detrimento de e-mails promocionais e ofertas. Não que esses devam ser completamente abolidos do calendário de envios, mas é preciso pensar em algo atrativo que gere o interesse do seu potencial consumidor antes de pensar em venda.
E lembre-se: quem detém o poder do clique é o consumidor. É dele a decisão de excluir o e-mail, ler a mensagem ou clicar no botão para fazer alguma ação no site de sua empresa. A grande jogada é estabelecer um relacionamento constante com os clientes, de forma agradável e o principal: relevante para ele.
Personalize a relação com o consumidor nos e-mails enviados
Nada de e-mails frios e estritamente comerciais. Escreva realmente como se fosse um amigo falando com outro. Desafios e obstáculos enfrentados pode ser uma abordagem interessante para despertar o interesse de quem recebe o e-mail. É uma forma de aproximação pertinente e que gera reciprocidade.
O e-mail deve ser útil para o usuário e não para você
Ao planejar o disparo de e-mail, pense sempre no consumidor. Seja relevante e evite falar apenas como se sua marca ou produto fosse a melhor do mercado. Fale das vantagens do produto ou serviço mas, acima de tudo, coloque o foco na resolução dos problemas de quem irá receber a mensagem.
Dica final:foque em conteúdos que cativem o leitor e esqueça definitivamente das promoções invasivas. Surpreenda com conteúdos relevantes e que farão a diferença na vida do consumidor. Teste e comprove!