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Integrando o E-mail Marketing com outras Campanhas

15/07/2015

Quando se trata de sua marca no digital, a palavra é: integração. Por isso é recomendado que exista uma conversa e uma linha histórica em sua campanha que demonstre um caminho lógico. Da mesma forma que não adianta fazer uma campanha de TV para compras em um site que não funciona, também não adianta elaborar uma campanha fantástica de email marketing com promoções que não existem no site. E isso acontece muito.

Muitas vezes, o lojista tem uma grande ideia de promoção e prontamente executa, sem muito planejamento. Ou seja, essa campanha certamente apresentará ruídos e não será tão bem aproveitada como poderia, caso fosse seguida da maneira correta.

O email marketing precisa ser integrado com campanhas de links patrocinados, busca orgânica, comparadores de preço, redes sociais e campanhas no meio offline. E por quê? Porque o cliente procura informações em diversas fontes, compara e comenta sobre elas nas redes sociais. Portanto, todas as informações precisam se relacionar. É comum encontrar reclamações de clientes que compram um produto em um e-commerce e, logo depois, recebem um email com o mesmo produto comprado, porém mais barato e em promoção.

Como integrar o meu email marketing com outras campanhas?

  1. Como toda ferramentas de marketing digital, email marketing precisa ter um alinhamento total com a estratégia de comunicação da empresa;
  2. Centralize a elaboração de campanhas e estratégia de cada uma em um plano único de marketing digital;
  3. Elabore um calendário de promoções que seja do conhecimento das equipes que executam as campanhas em diversos meios. O administrador de sua campanha de links patrocinados, por exemplo, é um fornecedor externo? Compartilhe esse plano com ele, bem como outros fornecedores, para que tudo esteja alinhado com a campanha;
  4. Antes de disparar os email, tenha certeza que todas as outras mídias já estão prontas para sincronizar com a sua campanha. Envie um email, ligue, faça uma conferência, mas tenha certeza que estão todos prontos;
  5. Tenha um plano B. O cliente recebeu o email de uma campanha de black friday que você acabou de começar no seu e-commerce, mas o tráfego foi tão alto que o produto em promoção já acabou. Quando o cliente entrou na página ele já estava como indisponível. Qual o plano? Pedir desculpas, e oferecer um cupom de desconto para compra de um equivalente? Tenha sempre um plano B em mente; e
  6. No final, olhe para os resultados e perceba onde o é possível melhorar a integração na próxima campanha.

Integração é a palavra. Toda vez que pensar em executar uma campanha, não esqueça de seguir esses passos. Pense que o email marketing não trabalha sozinho, ele é uma peça importante dentro de todo o seu guarda-chuva de marketing digital.

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