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E-mail Marketing , E-commerce

E-mail Marketing como Estratégia para o E-commerce

03/06/2015

O email marketing é uma das ferramentas do marketing digital mais usadas desde o início da Internet. Pense que atualmente para tudo é importante ter um e-mail e ele foi usado desde o início como um canal de comunicação entre cliente e vendedor e é assim até hoje.

Em se tratando de e-commerce, pense o seguinte: a comunicação por e-mail pode ser para gerar uma necessidade, para lembrar de uma compra não concluída, para um pós-venda (envio de nota fiscal, posição de entrega), entre outros.

Por que eu não posso deixar de ter?

Principalmente pelo fato de que o email marketing apoia seu processo de vendas em vários estágios, como a recompra, por exemplo. Se o cliente comprou em sua loja alguma vez é mais fácil e barato trazê-lo novamente do que conquistar outro cliente (que certamente é um trabalho que você já faz e deve continuar fazendo). Embora o processo de conquistar clientes seja importante, o de trazer clientes de volta também é, pois ele já conhece sua marca, já sabe como funciona, e mais ainda, pode se tornar um comprador frequente. Não é à toa que alguns e-commerces estão construindo aplicativos para celular, para facilitar a recompra dos clientes frequentes. Dessa forma, traçar uma linha de comunicação com quem já comprou no seu e-commerce é uma das ações mais importantes do marketing digital da sua loja e o email marketing pode ajudá-lo muito nesse sentido.

Há também, nessa linha de pensamento, a recuperação de venda, que nada mais é do que a loja entrando em contato com o cliente para que ele termine uma compra. Ou seja, o cliente entrou na loja, pesquisou, clicou em um produto, clicou no botão comprar e em algum momento desistiu e não efetivou a compra. O e-commerce envia por e-mail um lembrete de que o cliente precisa concluir a transação, pergunta se teve alguma dificuldade, etc. Alguns chegam a enviar um cupom de desconto 2 dias após a compra não concluída.

Fora a recompra e a recuperação de venda, também temos a divulgação de promoções, campanhas em datas especiais, dentre outros. Ou seja, é a comunicação permanente, mas que não deve ser diária.

Qual a melhor estratégia

Use o email marketing para criar uma relação com o seu cliente.?

  1. Tenha um programa de recompra. O cliente comprou uma impressora? Provavelmente depois de um determinado tempo precisará de um novo cartucho de tinta. Aproveite essa oportunidade. Entenda quando vão existir as chances do cliente estar apto a consumir seus produtos novamente e seja proativo!
  2. Comunicar para o cliente certo na hora certa. Entenda que sua base possa ter clientes aptos por linhas de produtos específicas dentro do seu site, por isso não tente vender tudo para todos. Não envie email de cupom de desconto para compra de um produto que o cliente acabou de comprar, isso é visto de uma maneira negativa. Avalie a oportunidade e para quem você deve comunicá-la.
  3. Email de felicitações no aniversário do cliente é o básico. Você também pode enviar um cupom de desconto ou algumas oportunidades para o cliente comprar seu próprio presente, por exemplo.
  4. Não desista de uma venda mesmo que o cliente desista "na fila do caixa". Envie um email com um cupom de desconto para essa ou outra compra ou algum tipo de vantagem que o cliente pode aproveitar no seu e-commerce.
  5. Peça uma avaliação do produto comprado. Esse é um dos itens que são pouco aproveitados, embora sejam muito valorizados pelos clientes. Frequentemente, as pessoas entram na página do produto, mas saem em seguida, mesmo que tenham gostado, para procurar opiniões sobre ele em outros sites.
  6. Não confunda persistência com chatice! Entenda que manter uma comunicação frequente não significa enviar email todo dia! Isso pode irritar o seu cliente e gerar um descadastramento na sua base, que é algo que nós não queremos!

E você, o que acha? Tem um e-commerce e está com dificuldades para definir uma estratégia de email marketing? Conte pra gente!

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