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Como inserir um formulário de coleta de Leads em seu site

Você pode utilizar a nossa integração por formulários para integrar o seu site e criar por exemplo um formulário que oferece um ebook após a inscrição de seu contato em sua base. Essa funcionalidade é muito importante para que você possa coletar novos leads em seu site e construir suas bases de dados utilizando as boas práticas de acordo com LGPD Brasileira e GDPR da União Européia.

Para criar a sua integração via formulário, acesse o Painel de Controle e em seguida clique no Menu Superior em Metadados > Formulários:

 

Em seguida você será redirecionado para a seção de formulários, clique no botão "Adicionar Novo Formulário":

 

Em seguida serão apresentados os campos para você preencher as informações para o sistema criar o código html que você irá inserir em seu site, informe o Nome do Formulário. Essa informação será apenas para identificar a origem dos dados

 

O próximo informe uma breve descrição informativa sobre o formulário, apenas para verificar a finalidade do mesmo, essa informação servirá para fins de auditoria da conta, se necessário, em função de aplicação da LGPD brasileira.

Em seguida, você deverá informar para qual lista estática, os contatos coletados por este formulário irá ser enviado, você pode clicar no botão +Adicionar para criar uma nova lista aqui mesmo se necessário:

Caso você precise de mais informações para entender sobre Listas Estáticas, clique aqui.

 

Você precisará definir se em caso da postagem de dados de um contato já existente, se você deseja atualizar ou não. Na MailerWeb, os contatos são únicos, não são permitidos contatos em duplicidade, utilizando o mesmo endereço de e-mail. Se você marcar essa opção, o contato será atualizado, ou seja, os novos dados irão sobrepor as informações anteriores, inclusive se ele já existe no sistema e tiver associado a uma lista estática, na postagem ele será atualizado e acrescentado na lista estática configurada para esse formulário.

Caso você deixe essa função desmarcada, uma vez inserido o contato, o sistema irá direcionar para uma nova página informando que não foi possível a inclusão deste contato em sua base de dados.

Em seguida vamos configurar o e-mail de resposta em caso de entrada de dados, vamos escolher um remetente já previamente configurado.

Se você definiu um remetente de e-mail, será necessário agora, definir qual modelo de e-mail será utilizado. O modelo de e-mail será o mesmo utilizado pelas campanhas de e-mail marketing.

 

Em seguida, você deverá definir os direcionamentos do formulário, em caso de sucesso para qual página seguirá o formulário dentro do seu site, ou em caso de erro, para onde você deverá colocar o usuário.

IMPORTANTE: No redirecionamento da página de erro, oriente seu visitante informando os possíveis erros do cadastros, como por exemplo: e-mail inválido, telefone sem DDD, ou qualquer outro valor que esteja fora de validação de seus campos customizados, caso os possua.

 

Por fim, você pode ser notificado por e-mail a todo lead que preencher o seu formulário conosco:

E clique no botão "Adicionar" para criar a integração, na próxima página, será mostrar o endpoint do seu formulário e o acesso para você visualizar o código fonte:

Para ter acesso ao código HTML clique "Ver Codigo HTML do Formulário", e você será redirecionado para a área com o código:

 

Agora basta acessar o seu site, e colar o código do formulário dentro do código HTML dentro do seu site e começar a receber os seus leads!

 

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