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E-mail Marketing

Dicas Valiosas de Usabilidade no E-mail Marketing

09/06/2015

Na nossa última postagem, escrevemos sobre o email marketing no e-commerce e hoje vamos comentar um pouco sobre a importância da usabilidade em seus emails, afinal não é só o seu site que precisa proporcionar uma boa experiência de navegação e interação! Os emails que você envia também precisam ser qualificados quando se trata desse assunto, evitando que as informações fiquem desalinhadas, as imagens não carreguem, entre outros.

Use as imagens com limite!

As imagens postadas precisam ser leves. Também não é recomendável que o email inteiro seja composto por uma única imagem. Há campanhas onde o anunciante faz com que todo o corpo do email seja uma imagem só. Muitas plataformas de email não abrem as imagens automaticamente, sendo necessário clicar em "carregar imagens". Se corpo do email for uma única imagem, provavelmente o destinatário não conseguirá visualiza-lo.

Fonte e hierarquia de informações

O tamanho da fonte é outro item importante, pois precisa ser proporcional à informação que está sendo passada. O estilo também. O tamanho da fonte utilizada no corpo do email vai propor uma hierarquia das informações e orientar o cliente para a conversão.

Nesse ponto é importante ter todo o cuidado necessário para não "embolar" as informações. Ou seja, não dê importância para o que não é foco naquele momento. O email precisa ser rápido e certeiro. Tenha um plano do que deve receber a devida importância.

Não esqueça do link de remoção

Sempre tenha a opção de remoção de cadastro de email. Trata-se de uma prática elegante e que pode livrar seu negócio de ser considerado um gerador de spam. Onde as pessoas estão acostumadas a encontrar a informação? No rodapé do email. Sendo assim, aproveite a convenção e tenha o link para remoção do cadastro nesse local.

Faça testes

Teste sua peça antes de agendar o disparo. Envie o email para você mesmo ou para um grupo de pessoas próximas (grupo de teste) com plataformas de email diferentes, como Gmail, Hotmail, dentre outros.

Tenha certeza que:

  1. o email foi recebido e sua visualização está ok,
  2. as informações clicáveis são claras o suficiente, ou seja, as pessoas entendem o que é clicável;
  3. eles conseguem entender as informações;
  4. as imagens tenham texto alternativo;
  5. funciona no celular - faça testes no mobile - como o email fica no celular? Não esqueça de testar em diversos dispositivos!

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