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E-mail Marketing

Taxa de abertura: Por que os seus emails não são abertos?

11/10/2021

As empresas que trabalham com e-commerce enviam e-mail marketing para uma lista de clientes, esperando umaTaxa de abertura positiva e que apresenta o retorno esperado nas vendas, possibilitando contatos mais efetivos e até conversões mais qualificadas.

Entretanto, nem sempre o que se espera é o que se conquista. Dessa forma, é preciso criar ações que possam chamar a atenção dos clientes, mesmo que seja pelo próprio e-mail marketing, entretanto de forma direcionada e, muito importante, personalizada.

Para isso, algumas ferramentas podem ser aplicadas, sendo que uma das principais é a identificação dos clientes e seus interesses.

Essa ferramenta digital é utilizada desde os primórdios da internet, quando passou a ser disponibilizada para a população em geral. 

O público que recebe um e-mail marketing deve ser atraído por diferentes pontos, entre os quais se destacam:

  • Assunto;

  • Curiosidade;

  • Público-alvo correto;

  • Especificação do remetente.

Uma análise pode ser feita, de maneira profissional e criteriosa, para entender porquê a taxa de abertura pode ser tão baixa, seguindo os pontos apresentados.

É possível otimizar os resultados tanto de envio quanto de ROI (Return Over Investiment), ou retorno sobre o investimento praticado no e-mail marketing.

A seguir serão apresentadas 8 dicas que podem ser o que falta para alcançar as metas e objetivos traçados. 

O título empregado no assunto é um dos primeiros pontos a serem observados quando um internauta abre a caixa de entrada do e-mail. 

Nesse caso, como se trata de uma estratégia que deve estar relacionada a uma campanha publicitária, a criatividade pode ser explorada de maneira pontual.

Assimilar o envio do e-mail marketing às propostas que tem a oferecer ao destinatário pode ser apresentado no assunto, como fazem as empresas de refrigeração e climatização RJ, pois antes de deletar, o mínimo que muitas pessoas fazem é ler sobre o que se trata.

A partir desse ponto é possível utilizar a técnica de CTA (Call To Action), com uma urgência no assunto, como “ABRA ESSE E-MAIL E NÃO PERCA A MAIOR OPORTUNIDADE DA VIDA”. Pode parecer exagero a princípio, até  mesmo apelando para a caixa alta.

O que ocorre é que as pessoas são curiosas, e se a identificação do remetente estiver associada a uma marca reconhecida, o título pode realmente ser de fundamental importância para o destinatário.

No entanto, é preciso ter cautela ao criar esses títulos mais atrativos, pois palavras muito relacionadas aos aspectos de promoção pode fazer com que os e-mails sejam encaminhados diretamente para a caixa de spam.

Uma empresa pode fazer um disparo de milhares de e-mails para uma lista abrangente de leads que mostraram interesse após a aplicação de uma estratégia de inbound marketing bem sucedida. 

No caso de um restaurante ou lanchonete que muda o cardápio online com pedidos via whatsapp periodicamente, o envio do e-mail marketing pode ser regular, desde que bem trabalhado e com verificação da taxa de abertura sempre, para continuidade da estratégia.

Contudo, o que pode acontecer é que, se enviar apenas uma vez, a marca pode cair no esquecimento tão logo conseguiu o sucesso com uma estratégia anterior. 

Por isso é preciso identificar um equilíbrio em relação ao envio para os leads interessados, a ponto que não seja tratado como spam pelas próprias empresas que controlam os e-mails. Se for o caso de endereço eletrônico corporativo, esse cuidado deve ser ainda maior.

Em outros tempos, o envio de newsletter era muito comum por parte das empresas. Falar sobre o próprio crescimento, sem que o assunto tivesse um relacionamento próximo com o destinatário do e-mail, era fatal para que muitos solicitassem a remoção do endereço eletrônico da lista.

Sendo assim, é importante focar em assuntos que sejam de interesse do cliente, como a mudança de endereço fiscal para abertura de empresa em um novo local, para que esteja mais próximo do público-alvo, ou mesmo promoções, mas quando bem feitas e adequadas aos interesses.

Isso pode ser informado por um e-mail marketing, incluindo outros assuntos que possam despertar a atenção do leitor. 

A aplicação de CTA em determinados pontos pode ser essencial para aumentar a taxa de conversão de leads em clientes, dependendo do que é tratado.

As empresas adotaram os chatbots em atendimentos diversos, levando o cliente a um labirinto que muitas vezes não promove soluções adequadas, de acordo com os problemas apresentados.

No caso do e-mail marketing, as empresas que adotam uma assinatura por parte de funcionários ao final da mensagem tornam a experiência de usuário mais humanizada. 

Uma loja de material de construção que oferece o piso uretano argamassado e disponibiliza um CTA para um atendimento imediato com um funcionário à disposição pode ter a taxa de abertura reavaliada quando o cliente receber o próximo e-mail. 

Essas “pessoas reais” podem ser representadas, também, por personagens, o que demonstra uma característica empregada na campanha publicitária e explorada de maneira eficiente em diversas peças de marketing.

Todas as empresas querem vender um produto ou serviço para o público consumidor. Acontece que isso pode acabar fazendo com que o destinatário esteja cansado de apenas se ver nessa posição, e nunca ter uma solução para questões pontuais.

O que pode ser feito para que a taxa de abertura de e-mail marketing seja positiva é se adiantar aos anseios, dúvidas e críticas dos clientes.

No mundo dos negócios, as tratativas B2B (Business To Business) podem ter um caráter amigável, de parceria comercial. 

Um supermercado que precisa de uma câmara fria sob medida pode receber projetos específicos que se adequam ao espaço disponível da loja, e isso seria exatamente a solução que se estava buscando. 

Ou seja, não se trata apenas de se adiantar aos problemas dos clientes, mas identificar as mudanças que podem ser implementadas de acordo com o relacionamento entre empresas, o que pode ser de fundamental importância em um momento oportuno.

O conhecimento sobre determinados assuntos pode ser um diferencial que a empresa apresenta no encaminhamento dos e-mails, que pode ser ignorado por outros.

Sendo assim, é sempre importante demonstrar autoridade sobre os assuntos tratados no corpo do e-mail. O envio de textos e artigos assinados por técnicos e profissionais pode ser o princípio de um CTA efetivo. 

Uma instituição educacional que oferece aulas de gestão empresarial curso profissionalizante deve manter o envio de e-mail marketing constante de material que trata do assunto às pessoas que demonstram interesse nesse tipo de especialização.

Entretanto, é importante lembrar do equilíbrio para não se tornar insignificante ou chegar a ponto de ser retirado da lista do destinatário.

Todo e-mail marketing deve ser  aproveitado ao máximo pelo remetente. De forma concisa ou abrangente, com CTA ou apenas para lembrar que a marca existe e está à disposição dos clientes, é preciso manter uma constância nessa estratégia de comunicação.

Empresas que trabalham com segurança do trabalho e inspeção de guindastes em obras públicas e privadas, por exemplo, devem manter um calendário para atender os clientes quando chega a hora de renovar o contrato ou avaliar as condições do ambiente laboral.

No mesmo corpo de e-mail podem ser apresentadas informações variadas, para que o interesse na leitura seja constante, e a taxa de abertura seja sempre elevada.

A última dica pode necessitar de parte do orçamento da campanha publicitária, mas ainda assim pode validar a evolução na taxa de abertura do e-mail marketing.

Há ferramentas digitais desenvolvidas para envio de e-mail marketing que permite a realização de teste A/B, ou seja, um mesmo assunto mas com título diferenciado, ou botões de CTA que se alternam entre dinâmicos ou mais completos para identificar melhor o comportamento do público.

Os recursos provenientes das ferramentas podem enviar dois modelos distintos de um mesmo e-mail marketing, mas utilizando uma porcentagem como parte do teste A/B. 

Assim, é possível verificar, por meio de um relatório, a performance de cada um, e identificar qual modelo se sai melhor, seja para divulgar o serviço de transporte de container vazio, ou qualquer outro assunto relacionado ao setor de logística.

Mais uma vez, vale reforçar a importância que se tem sobre o público-alvo adequado para o envio do material a ser divulgado. Além disso, é preciso evitar a todo custo cair em caixas de spam ou direto para a lixeira do usuário de e-mail.

Conclusão

Apesar de muitos mensageiros eletrônicos estarem à disposição de internautas, como DM (Direct Message) das redes sociais e os aplicativos de comunicação para celulares, o e-mail ainda é muito utilizado.

Os serviços oferecidos de forma gratuita permitem armazenamento de arquivos por um longo período, de maneira segura e centralizada em um ambiente digital amigável.

Além disso, o e-mail serve como uma identificação dentro de plataformas digitais, sendo exigidos para a inserção nas próprias redes sociais e dentro de lojas virtuais, que se aproveitam para o envio do marketing digital amplamente divulgado.

Logo, as empresas devem levar em consideração a importância dessa ferramenta que é muito utilizada nos meios digitais, em qualquer segmento e por todas as idades.

Por fim, se os e-mails não são abertos, aplicando as dicas apresentadas a taxa de abertura pode ser tornar mais positiva e valorizada tanto por quem envia quanto por quem recebe, possibilitando até a identificação dos aspectos que podem ser melhorados nas próximas campanhas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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