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Campanhas de E-mail Marketing para a Black Friday

20/08/2015

O segundo semestre está chegando e com ele várias ações para aumentar o número de vendas das lojas que vendem através de seus sites. Esse período do ano é visto como um dos melhores para o e-commerce em geral, pelo número de datas comemorativas tão importantes para o comércio. Temos datas como dia das crianças, natal, black friday, sendo que esse último é um dos que mais fazem os olhos dos lojistas brilharem, pois o consumidor brasileiro aprendeu a fazer suas compras de natal nessa data. No ano passado, por exemplo, o Black Friday movimentou cerca de R$ 1,3 bilhão no Brasil. Ou seja, trata-se de uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.

Como devo me preparar?

Grande parte das vendas do Black Friday são feitas através de emails, onde oportunidades são expostas ao cliente, com descontos ou oportunidades de fretes.

A grande questão é que você precisa começar a se preparar agora para o Black Friday, e não deixar para a última hora. Esse preparo tem que acontecer em todas as frentes do marketing digital.

  • Email Marketing - além de uma das maiores taxas de conversão do mercado, trata-se de uma forma efetiva de se comunicar com o seu cliente que já comprou na sua loja e está apto a comprar novamente. Ou seja, o Black Friday é uma ótima oportunidade para a recompra!
  • SEO - ações para o posicionamento de busca orgânica precisam ser iniciadas muito antes nas páginas daqueles produtos importantes que serão muito procurados na data do evento;
  • Links Patrocinados - é necessário preparar uma campanha com aqueles produtos que estarão em promoção, podendo acontecer próximo ao início do evento. Faça uma reserva de investimento para essa área;
  • Social Media - um dos pilares mais importantes para o Black Friday, visto que muitos consumidores usam as redes sociais para pedir informações, reclamar, e etc.

No caso do email marketing, as ações vão ficando cada vez mais frequentes a medida que o evento se aproxima. Contudo, você já pode iniciar fazendo ações de opt-in para enriquecer sua base, divulgar contagem regressiva e, acima de tudo, começar a criar uma expectativa sobre a data e as promoções que serão realizadas.

Aposte também no "Ainda não é Black Friday, mas já adiantamos algumas promoções pra você". Crie algumas oportunidades mesmo antes do Black Friday!

  • Defina a verba que você quer gastar e pense em como você vai distribuir entre as mídias que vai utilizar;
  • Avalie com seu fornecedor de infraestrutura o que estará disponível para o Black Friday. Normalmente, muitos sites caem pelo alto número de acessos e, com eles, os servidores de emails também;
  • Trace uma linha do tempo. Os dias que antecedem grandas datas comemorativas são muito importantes, e as ações devem ser bem cronometradas e conectadas, com período necessário para atingir os objetivos de cada etapa de preparação e ação;
  • Organize o plano de logística. Lembre-se que, antes e depois do Black Friday, as políticas de frete mudam. Faça com que isso fique coerente para o cliente.

A regra é: planeje com atenção e não deixe para a última hora!

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