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Gestão de Base , SMS Marketing

5 erros para evitar no SMS marketing

30/08/2021

Apesar de pouco exploradas, as campanhas deSMS marketing podem ter resultados surpreendentes para as empresas, principalmente no modelo de negócio B2C, com relação direta com o consumidor final.  

Nele existe uma demanda ainda maior por uma relação humanizada entre marca e cliente, mas devemos frisar que esse relacionamento é necessário nos demais modelos de negócio, e daremos aqui alguns exemplos de soluções de empresa para empresa. 

Confira abaixo um compilado de dados que podem ser obtidos através de uma pesquisa sobre esse canal de marketing, que oferece resultados e possibilidades como:

  • Mais de 90% dos usuários sempre estão com seu celular;

  • As mensagens são recebidas e visualizadas quase instantaneamente;

  • 95% delas são lidas nos primeiros minutos; 

  • Funciona independentemente da internet;

  • Aumento nas taxas de cliques;

  • Índice de vendas superior a 50%;

  • Porcentagem de abertura de 98%;

  • Canal de comunicação de baixo custo;

  • ROI (Retorno sobre Investimento) significativo.

E quando falamos em ROI significativo, estamos falando de retornos superiores a 300%, três vezes mais do que foi investido.

Existemcases de sucesso de campanhas de SMS marketing com um ROI superior a surpreendentes 600%. 

Imagine essa possibilidade sabendo que o seu negócio pode obter um resultado similar: assim como uma empresa especializada em serviços demonitoramento de alarme, pode conseguir taxas de conversão bem altas, ao contar com uma excelente estratégia. 

Que tal uma perspectiva diferente?

Para garantir todo esse potencial, é fundamental o estudo e a capacitação dos colaboradores responsáveis, ou a escolha de boas empresas de soluções de TI ou marketing digital para confiar essa função.

Muitos profissionais direcionam seus esforços para um estudo do que se deve feito ou quais estratégias desenvolver, e se esquecem de buscar também por informações sobre o que não fazer.

Assim como uma boacaixa de passagem, um gestor deve balancear dois ou mais lados da mesma situação, baseado em fatos e dados representativos da realidade, e assim, tomar suas decisões de forma assertiva.

Então, trazemos aqui os 5 principais erros que frustram campanhas de SMS marketing que poderiam ter sido altamente promissoras. Continue lendo e confira o que deve ser evitado na sua estratégia: 

  1. Envio de SMS sem permissão 

O primeiro erro que você deve evitar é comprar listas deleads: esse é um tipo de investimento com retorno negativo.

Em uma analogia com um bomteste de vazão em poços, podemos dizer que faz com que suas oportunidades escorrem como água.

Para você poder entrar em contato com  um determinado contato, é fundamental ter autorização para isso ou, além de sua marca ficar mal-vista por esse possível cliente, também está infringindo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Construa uma base de contatos própria, por meio da captação de clientes autêntica. Para essa finalidade, aconselhamos o investimento em atração de contatos, não em captura, e uma boa opção é oInbound Marketing ou Novo Marketing.

  1. Errar o destinatário

Esse é um problema muito comum gerado pela compra deleads, em que não se conhece a real procedência dos dados.

Outra possível causa, é a desatenção durante o cadastro do cliente, ou até mesmo pela falta de um sistema eficiente de controle desse cadastro.

Ainda que se trate de umprospect interessado, você pode repeli-lo, criando uma barreira psicológica contra sua marca, assim como uma eficiente cancela manual, fechada por suas próprias ações.

Não deixe de contar com um bom CRM (Customer Relationship Management), uma plataforma própria para gestão de relacionamento com o cliente.

  1. Errar no horário de envio do SMS 

Outro erro relativamente comum é não considerar os hábitos e horários do público para realizar sua campanha.

Lembre-se que, o SMS não só chega no mesmo momento, mas ele será visualizado, então ele tem que fazer sentido ao cliente, e basta conhecê-lo e colocar-se no lugar dele: imagine receber um cupom promocional durante a madrugada.

E não é só sobre o horário do dia em que você envia um SMS marketing. Pense estrategicamente sobre épocas do ano, feriados e datas comemorativas, ou mesmo dias da semana.

Por exemplo, previamente aos períodos de férias, quando as pessoas costumam viajar, seria conveniente receber uma mensagem que falasse da importância, dopreço de máquina de alinhamento e balanceamento, e até mesmo de um código promocional.

Reflita sobre o quão útil e relevante sua solução está sendo para seulead. Sua marca não será interpretada por ele como mais uma que só quer vender algo, mas como uma empresa amigável, que supera as expectativas e antecipa suas demandas.

  1. Encaminhar o mesmo SMS várias vezes seguidas 

Se você não tiver controle sobre suas campanhas de SMS marketing e bombardear seusleads de mensagens, vai ter uma recepção extremamente negativa também. Como acabamos de pontuar, é importante ser objetivo e realmente relevante.

Até mesmo se não for um conteúdo repetido, você não deve enviar mensagens de texto várias vezes ao dia.

O importante é haver bom senso,  pois o espaço de tempo entre um SMS e outro também não pode ser demasiadamente longo.

A intenção é manter esse relacionamento, assim como lembrá-lo do diferencial da solução que você oferece, como válvulas de segurança para caldeiras.

Esse foi um exemplo voltado para um produto que pode ser muito bem lapidado pela temática da importância da qualidade na segurança do ambiente de trabalho. 

Nesse sentido, uma boa ideia seria produzir bons conteúdos sobre essa importância, assim como detalhes sobre necessidades de manutenção periódica, e enviarlinks em um SMS que chame atenção para isso.

Limite-se ao necessário para haver comunicação com o cliente, e lembre-se que esse é um canal de comunicação muito pessoal, então não abuse dessa liberdade.

  1. Focar somente na venda

É muito comum que empreendedores tenham foco na venda e nos lucros. No entanto, chegou a hora de entender que isso não é o resultado de uma empresa. 

Em um mercado saudável e justo, cliente e empresa se beneficiam mutuamente, de forma que o lucro existe, mas ele é uma consequência de uma prestação de serviço de qualidade.

Se sua empresa fornece soluções de barreira acústica e tem sucesso com o empreendimento, é porque conta com seu valor agregado, e é sobre isso que estamos falando.

Não só no SMS marketing, mas em qualquer campanha de marketing, só terá bons resultados após oinsight de que o seu foco deve ser sempre o cliente. E o cliente satisfeito trará o lucro para sua empresa.

Os principais benefícios de uma boa campanha

Os benefícios de uma campanha de SMS marketing estrategicamente realizada e que proporcione bons resultados são:

  • Impacto rápido, com visualização quase instantânea;

  • Alta taxa de abertura;

  • Alto índice de engajamento;

  • Mercado saturado de estratégias convencionais.

A maioria está se concentrando em estratégias como as mídias sociais e e-mail marketing, e ignoram as possibilidades trazidas pelo SMS Marketing.

Não caia nessa armadilha: receber mensagens de texto gera uma sensação de urgência, sendo uma estratégia de marketing que dá uma nova experiência ao cliente. Use diferentes esforços de forma integrada.

Considerações Finais

Uma campanha de SMS marketing que conte com a adoção de uma estratégia profissional e correta conforme o nicho e as características da persona, trará certamente resultados interessantes, talvez até surpreendentes.

Com um alcance maior dos que os demais canais de publicidade, o SMS é uma ferramenta importante para uma organização, e essa estratégia pode aprimorar a comunicação entre marca e cliente. Afinal, os resultados de seu bom emprego podem ser observados. 

A vantagem competitiva é assegurada pelofeeling de ter uma linguagem adequada e resumida, mas que desperte o real interesse, com chamadas para ação (CTAs) criativas e relevantes.

Essa é uma ação estratégica que aproxima as marcas e o público, com uma comunicação humanizada, mais pessoal, mantendo a marca na lembrança do cliente, como a melhor solução para momentos oportunos.

Portanto, seguir um plano de marketing estratégico, aproveitar ferramentas de baixo custo e um excelente ROI, e estar atento aos 5 principais erros listados aqui, são alguns dos pontos centrais.

Evite também enviar textos com abreviações, e não deixe de oferecer a opção deopt-out, ou seja, de oferecer a escolha por não receber mais mensagens.

É esse o posicionamento de um fabricante de peças para automação, como transmissor de nível, que se destaca no mercado. 

Inspire-se emcases de sucesso e lembre-se desses cuidados. Muitas campanhas são frustradas por falta de atenção a esses pontos simples.

Aconselhamos buscar orientações com empresas especializadas em marketing digital e TI, com equipes de profissionais das mais diversas áreas, treinados para pensar sobre as melhores oportunidades disponíveis para as empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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