Ajuda

Como criar um modelo de e-mail marketing?

Para realizar o envio de uma campanha de e-mail marketing, você deverá criar a peça que deseja enviar para seus contatos. Nossa ferramenta dispõe de uma área onde poderá criar a sua peça, editá-la e inclusive avaliar qual a probabilidade ser tratada como Spam pelos principais Anti-SPAM do mercado. Abaixo colocamos um passo-a-passo sobre como criar sua peça de e-mail marketing.

Passo 1: Faça seu login em nosso painel de controle através do endereço https://painel.mailerweb.com.br.

Passo 2: No menu superior, clique em Campanhas, e em seguida selecione Modelos de E-mail.

Passo 3: Clique no botão Adicionar logo acima da lista de modelos de e-mail.

Passo 4: Uma tela, semelhante irá aparecer para você, onde você poderá escolher como deseja começar sua campanha de e-mail marketing. Você poderá escolher entre os modelos básicos, onde temos alguns modelos de e-mail já estruturados, os templates com temas, como por exemplo Natal e Dias dos Namorados, ou ainda, reaproveitar a partir de um modelo já criado por você anteriormente.

Passo 4: Informe um nome para este template, você precisará dessa informação para identificá-lo quando for enviar a sua campanha. Essa informação ainda não é o assunto da sua campanha, faremos isso no próximo passo.

Passo 5: No campo assunto você definirá o assunto que será utilizado por essa mensagem. Nesse campo é importante seguir algumas boas práticas, como por exemplo: Evitar letras maiúsuculas, evitar pontos de interrogação e exclamação. 

Dica!

Você poderá personalizar para o contato o assunto da mensagem. Por exemplo, você deseja colocar "Olá João, tudo bem?", onde João é o nome do seu contato. Para tal basta colocar "Olá {{name}}, tudo bem?", que o sistema irá fazer a substituição de forma automática. Na verdade, você pode colocar aqui, qualquer um dos campos customizados que possua, sempre chamando ele pelo identificador {{nome-do-identificador}}. 

Passo 6: No campo Mensagem, você deverá inserir o conteúdo da sua mensagem. Caso você tenha algum conhecimento de HTML, na barra de ferramentas, clicando no botão "Código Fonte" você terá acesso a visão edição em HTML, onde você poderá fazer todos os ajustes necessários. 

Dica!

Assim como no campo assunto, você pode fazer uso dos campos personalizados. Para inserir o conteúdo variável desses campos clique no botão onde lhe serão exibidos todos os campos personalizados cadastrados em sua conta, basta posicionar aonde desejar no corpo da mensagem. As tags {{pagina alternativa}} e {{descadastro}} também podem ser colocadas onde lhe for melhor conveniente. Inclusive você pode customizar a mensagem que irá aparecer para o contato instruindo sobre como realizar o opt-out ou sobre como acessar a visão alternativa daquele modelo de e-mail. 

 

Você também pode inserir emojis no campo assunto, bastando copiar do site de sua preferência e colar no conteúdo do campo assunto.

IMPORTANTE!

Você não poderá salvar a mensagem sem as tagas {{pagina alternativa}} e {{descadastro}}, ou nas formas variadas [pagina alternativa] ou [descadastro], caso você remova-as do corpo da mensagem, o painel irá incluir automaticamente, no topo e no rodapé, as tags {{pagina alternativa}} e {{descadastro}}, respectivamente.

Passo 7: Caso deseje inserir uma imagem no seu modelo de e-mail, clique no ícone  existente na barra de ferramentas do editor. Será aberta uma janela, o procedimento para envio de imagens para o servidor pode ser acessado a partir desse artigo - Como inserir imagens em meu modelo de e-mail?.

Passo 8: Você poderá realizar uma verificação clicando no botão  , na barra de ferramentas para realizar uma verificação anti-spam no seu editor. Caso queira saber mais detalhes sobre como funciona essa verificação, veja mais em Como realizar a verificação Anti-Spam no meu modelo de e-mail?

Passo 9: Para salvar seu modelo de e-mail, clique no botão Salvar ou no ícone    na barra de ferramentas do editor.

 

Pronto! Seu modelo de e-mail está pronto! Veja agora como realizar uma campanha de envio de e-mail marketing, clicando aqui!

Retornar para Modelos de E-mail

Assine nossa newsletter