Por que verificar minha lista antes de importar?
Se sua lista possui muitos erros ou dados inválidos, provavelmente isso irá impactar a reputação de seus envios e poderá ocorrer alguns bloqueios no envios de suas campanhas. A reincidência em campanhas suspensas pode levar ao bloqueio da sua conta.
Para evitar que isso aconteça, recomendamos observar suas listas antes da importação, dando atenção especial para as seguintes práticas:
- Certifique-se de que todas as colunas possuam cabeçalho
- Erros de digitação no campo de email;
- E-mails inválidos (aqueles que são inexistentes)
- Acentos nos e-mails
A Linha 1 Exemplifica um email com erro de digitação; A Linha 2 Exemplifica um email inválido, e a terceira um email com acento.
- Texto no mesmo campo de o email
- Aspas e parênteses no campo de email
- Caracteres inválidos nos endereços de email
- Símbolos (Ex: /, ?, %, +) nos endereços de email
- Campos em branco na coluna de e-mail
- Mais de um endereço de email para o mesmo lead
Caso encontre algum problema na sua importação, sugerimos que verifique os itens citados e faça a devida correção antes de tentar novamente.
Não se esqueça de converter corretamente a lista para o formato CSV (conforme explicado nesse outro artigo), caso contrário a mesma poderá ficar desconfigurada.
Atenção: Muitos desse erros não são possíveis de serem vistos no programa Excel. Por isso, recomendamos que, para obter melhores resultados, você utilize as ferramentas LibreOffice ou OpenOffice, certificando-se de estar com a formatação em UTF-8
(veja como fazer neste artigo)
Verificar os itens acima é muito importante, pois as campanhas quando realizadas se tiverem mais de 10% de erros são automaticamente interrompidas!
Listas compradas possuem um grande número de emails inválidos. É extremamente recomendado que não sejam feitas importações desse tipo de lista.
A taxa de bounce é altamente influenciada por um grande número de emails inválidos ou incorretos nas listas importadas. Campanhas de envio de e-mail marketing com erros permanentes acima de 3% são consideradas ruins. A média entre erros temporários e erros permanentes também não deve passar dos 8%.
Uma boa lista, bem formatada e com e-mails válidos, irá melhorar os resultados de entregabilidade suas campanhas e facilitar suas próximas importações.