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Boas Práticas de Importação de Contatos

Listas de importação são as maiores causadores de problemas de entrega de e-mails, seja por Erro Permanente (Hard Bounce) ou Erro Temporário (SoftBounce)  e Opt-outs (descadastros)  de suas campanhas de e-mail marketing. A probabilidade de retorno comercial advindo de listas compradas e praticamente nulo, pelo contrário reduz o seu retorno financeiro, além disso pode prejudicar em muito a sua reputação nas suas campanhas de envio de e-mail marketing, fazendo com que o desempenho de suas campanhas venha se degradando ao longo do tempo. Para evitar que essa situação aconteça, tenha muito cuidado com a importação de listas com as seguintes características:

  1. Base de contatos antigas: se a sua empresa já tiver alguns anos de mercado, é muito comum que você tenha muitos contatos registrados em seus sistema, em planilhas, ou ainda em agendas de endereços. Existe uma forte probabilidade desses contatos estarem desatualizados, ou não existirem mais, devido ao fato de pessoas terem sido desligadas, domínios terem sido trocados, ou até mesmo renovados. Geralmente contatos muito antigos tem a forte probabilidade de terem se transformados em SpamTraps, o que é extremamente prejudicial para a sua reputação. Caso você realmente precise importar uma lista com essa característica, é preciso ter muito cuidado nos primeiros envios. Nossa ferramenta possui uma verificação prévia durante a importação, marcando aqueles contatos onde sabemos que são e-mails inválidos, ou que os domínios não estão mais ativos para receber e-mails, porém, não temos como validar TODA a internet, alguma pode escapar de nossa validação. Uma vez que nos primeiro envios, remova os contatos inválidos de sua base de dados. Realize os envios em pequenos lotes, crie listas pequenas, e realize esses envios com pelo menos um dia de intervalo. Assim você evitará que sua reputação seja impactada nesse processo.
     
  2. Base de contatos de parceiros: muito cuidado com listas advindas de parceiros. Ainda que você esteja realizando uma ação de co-marketing, ou qualquer coisa do tipo, lembre-se que o contato converteu para o seu parceiro, não necessariamente para você. Ele não está esperando um e-mail da sua empresa, pode ser até que esse contato nem queira receber informações sobre seus produtos, e isso pode acarretar num baixo engajamento e um num alto índice de Opt-out, bem como muitas denúncias de SPAM. Caso não tenha ficado muito claro para seu contato que ao se cadastrar com o seu parceiro, que ele também estará participando de seus envios, recomendamos as açoes abaixo:
     
    • Peça ao seu parceiro que faça um envio convidando esses contatos para que entrem em seu site e realize um cadastro;
    • Envie um e-mail contendo a sua marca e a marca do seu parceiro, para que fique bem claro que estão realizado uma parceria, e que pelo fato de ter se cadastrado em seu parceiro, passam a também fazer parte do envio de suas promoções.
       
  3. Base de dados comprada: EM NENHUMA HIPÓTESE VOCÊ DEVE IMPORTAR UMA BASE DE DADOS COMPRADA. As bases de dados compradas tendem a ter uma péssima qualidade e são repletaas de endereços de e-mails desatualizados e inválidos. Isso representa um risco altíssimo para a sua reputação e para a nossa também. São contatos que nunca interagiram consigo e por isso tendem a ter um baixíssimo grau de engajamento. Comprar listas está em desacordo com o CAPEM (Código de Autoregulação para prática  de Email Marketing) de regulamentação brasileira e o CAN-SPAM (Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography And Marketing) de regulamentação internacional.
     
  4. Base de contatos captada off-line: Essa estratégia pode trazer algum problema, ainda que nosso sistema proceda a correção de alguns domínios, podem acontecer erros de digitação, com a informação antes do "@", fazendo com que exista um alto índice de e-mails inválidos. A nossa recomendação é que não proceda esse tipo de captação contatos.

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