Ajuda

Como realizar uma limpeza da base de contatos

A nossa ferramenta de envio de e-mail marketing permite que possa realizar uma limpeza da sua lista de contatos de modo que possa remover e-mails que não possam ser mais utilizados em função de não terem mais condições de receber mensagens, seja por inexistência do domínio, inexistência do e-mail, ou ainda, por aqueles que não desejam mais receber as suas campanhas de envio de e-mail marketing. 

 

A seguir iremos detalhar como realizar a limpeza de sua base de dados, de modo a remover todos os contatos que não serão mais utilizados em sua conta, colaborando com a melhoria da reputação de suas campanhas e por conseguinte melhorias nos resultados de seus envios de e-mail marketing. Preparado? Então vamos lá!

 

Passo 1: No menu superior, clique em Contatos > Listas Estáticas. Você será redirecionado à todas as suas listas estáticas cadastradas no sistema.  Para saber o que é uma lista estática, por favor clique aqui.

 

Passo 2: Selecione todas as listas estáticas tal como demonstrado na imagem abaixo. Caso você possua mais de 10 listas estáticas, será necessário clicar no botão "Selecionar todos XX Registros", assumindo que XX seja a quantidade de Listas Estáticas que já existem cadastradas na sua conta.

Passo 3: Em seguida do menu drop-down conforme imagem abaixo, selecione a opção "Limpar listas selecionadas", em seguida clique no botão Ir.

Passo 4: Uma janela irá solicitar sua confirmação para prosseguir com esse procedimento, caso deseje, clique no botão "OK".

Passo 5:  Na tela a seguir, será exibida uma tela com todas as listas que foram selecionadas e a quantidade de contatos por lista. Na parte inferior, serão exibidos os contatos em 3 grupos:  o grupo verde com os contatos Ativos, Reclamação, Denúncia de Abuse e Falha na Entrega do SMS; o grupo vermelho, contendo todos os contatos com erros permanentes - hard bounces -Domínio Inválido, E-mail não existe, E-mail em Loop; por último o grupo amarelo, com os erros temporários - soft bounces - Falha na Entrega, Caixa Cheia, Limite de Mensagem Excedido, Spam e Erro Desconhecido.

 

Nesse passo, recomendamos que sejam selecionados os seguintes status:

  • Do grupo verde: Reclamação, Denúncia de Abuse e Falha na Entrega do SMS (Se for um plano com SMS habilitado)
  • Do grupo vermelho: Todos as opções
  • Do grupo amarelo: Erro desconhecido

Passo 6: Clique no botão "Realizar Limpeza", o sistema irá iniciar a limpeza em segundo plano, e em alguns instantes, cheque novamente suas listas estáticas e verá que a limpeza terá sido realizada com sucesso.

Esse procedimento é necessário para realizar o desbloqueio de sua conta, caso ela tenha sido bloqueada por excesso de penalidades.

Retornar para Gestão da Base de Contatos

Artigos relacionados ao tópico de ajuda para Gestão da Base de Contatos:

Assine nossa newsletter