Ajuda

O que são Erros Permanentes e como evitá-los?

O que são Erros Permanentes?

A quantidade de erros permanentes é uma das principais métricas para se medir a qualidade das listas para as quais os seus emails estão sendo enviados. Um alto índice de Erros Permanentes normalmente quer dizer que a sua política de aquisição de contatos não está boa. Quando um endereço de email retorna como Erro Permanente isso quer dizer que este endereço é inválido, ou seja, que ele não existe. Isso acontece quando um email é escrito de forma equivocada, quando você importa uma lista (normalmente comprada) de má qualidade ou quando a lista é muito antiga e alguns emails deixam de existir.

Dessa forma para um ISP (Internet Service Provider) como o Gmail, Yahoo ou Locaweb, por exemplo, quando uma campanha tem um alto índice de Erros Permanentes eles tendem a enxergar o remetente desta campanha como um “mau enviador”, um spammer. Se isso realmente acontecer a sua campanha atual e as próximas campanhas que você enviar tendem a ter um resultado ruim, porque muitos dos seus emails podem cair em caixas de spam, por exemplo. Para evitar que isso aconteça é muito importante que as suas campanhas tenham no máximo 3% de Erros Permanenetes

Como evitar altas taxas de Erros Permanentes?

Dependendo do seu volume de geração de contatos, você pode ter muitos problemas com contatos que se cadastram com emails incorretos mas, certamente, a principal fonte de emails inválidos que entram na sua base de contatos é através de importações. Tenha bastante cuidado com as seguintes situações:

  • Base de contatos muito antiga
  • Base de contatos comprada
  • Base de contatos proveniente de parceiros
  • Base de contatos captada off-line

Neste artigo da nossa Central de Ajuda você encontra maiores informações do por que evitar as situações acima e o que fazer em cada uma delas. É importante ressaltar que uma vez que um contato retorne como Erro Permante a nossa ferramenta de envio de e-mail marketing se encarrega de bloquear envios futuros para esse contato. No entanto, evite ao máximo que isso aconteça da primeira vez, pois as consequências poderão ser extremamente negativas caso a taxa de erros permanetens da suas campanhas forem muito altas.

Quais são os erros permanentes?

  • E-mail em Loop: o contato para qual você deseja enviar está com redirecionamentos infinitos o que impede a sua entrega.
  • Domínio Inválido: o domínio do contato, o @dominio, não existe mais, o que impede da entrega ser realizada.
  • Endereço Inexistente: o endereço do contato para qual você deseja enviar a sua campanha não existe mais no provedor de destino.

Retornar para Envio de E-mail Marketing

Assine nossa newsletter