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Como saber se minhas campanhas de envio de e-mail marketing são boas ou ruins?

Alguns pontos são importantes o entendimento para saber se uma campanha de envio de e-mail marketing foi bem sucedida ou não. Seja o fato dos contatos não estarem engajados ou, o fato de ser uma lista antiga, ou ainda tenha sido comprada, sendo assim, isto reflete diretamente na baixa performance da campanha que você enviou:

Reflexos mais comuns:

  • Alta taxa de erros permanentes: 3% é considerado o limite para uma campanha enviada a uma "base de boa qualidade"; 
  • Reclamações de Spam: 0,1% é considerada uma taxa limite para uma campanha. Essa é também a métrica mais crítica, pois tem uma influência negativa muito grande dentre os principais serviços de email no mercado;
  • Opt-out: mais de 1% é uma porcentagem alta, pois indica que essa parcela não está interessado no seu conteúdo; 
  • Abertura: de 15% a 20% indica um bom engajamento. Em uma base com baixo engajamento, os resultados serão irrisórios, bem menores do que uma campanha enviada para contatos que deram opt-in. Uma taxa de abertura menor que 5% é um grande indicativo de que a campanha pode ser considerada um spam por provedores como Gmail, Hotmail, Yahoo e etc;
  • Cliques: entre 2% e 3% de clique também indica um bom engajamento. Esse percentual pode variar por segmento.

O que fazer nesses casos?

Caso não conheça a origem da lista ou seja "uma lista pra qual não se manda email há algum tempo", algumas perguntas devem ser respondidas antes da importação:

  1. Como você adquiriu essa lista de emails?
  2. Há quanto tempo essa lista existe?
  3. Qual foi a última vez que essa lista recebeu um email da sua empresa?
  4. Como você mantém a saúde dessa lista e a aquisição de novos contatos para a base?
  5. Qual é a oferta e o propósito das campanhas a serem enviada?

Lembre-se: mandar emails para uma lista com baixo engajamento prejudica a entregabilidade de todos os seus emails e a reputação da sua empresa, pois você será visto como  "empresa que manda Spam", que nada mais são do que emails indesejados. Desta forma, você está prejudicando suas futuras campanhas também.

Em casos críticos de baixa performance de campanhas e Spam, a MailerWeb pode interromper o envio, então é importante seguir as dicas para evitar que isto aconteça.

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